Lucro do Novo Banco estabiliza nos 610 milhões até setembro
O Novo Banco viu a margem financeira encolher 6,5% para 829 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.
O Novo Banco viu a margem financeira encolher 6,5% para 829 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.
A Lone Star guardou o jogo até ao fim e sai do ex-BES com quase 5 mil milhões de lucro bruto. Os contribuintes podem recuperar agora perto de um terço do que emprestaram, mas só em 2046 - ou até depois - receberão a totalidade.
Fundo norte-americano assinou um Memorando de Entendimento para a venda da posição na instituição financeira portuguesa. BPCE também quer comprar as posições do Estado e do Fundo de Resolução. Operação ficará concluída no próximo ano.
Os lucros dos cinco maiores bancos em Portugal cresceram 31% até junho, quando comparando aos valores de 2023. As taxas de juro altas reforçam ganhos.
Compraram a preço de saldo grandes empresas em Portugal - Fidelidade, BCP, Novo Banco, Luz Saúde, PT - e estão agora a tentar sair. Dois têm pressa, um tem mais tempo: todos vão ganhar muito.
Trata-se de um aumento de 49% em comparação com o mesmo período do ano passado, explicado pela margem financeira que mais do que duplicou, subindo para 831 milhões de euros.
Mark Bourke afirma que o objetivo da sua gestão é reforçar o banco, antevendo como "muito viável" uma operação de abertura de capital em bolsa.
No mesmo período, o banco reduziu 103 trabalhadores e fechou 11 agências.
Instituição liderada por Mark Bourke obteve um resultado líquido de 428,3 milhões de euros.
António Ramalho despede-se do Novo Banco com sexto trimestre consecutivo de lucros e consegue o brilharete de duplicar o resultado de há um ano, atingindo o melhor resultado semestral da banca privada em Portugal.
Antes de se juntar ao Novo Banco, Mark Bourke foi administrador financeiro do Allied Irish Banks e membro da Equipa de Liderança do AIB. António Ramalho deixará o cargo em agosto. Nova administração foi submetida ao Banco de Portugal e ao Banco Central Europeu para aprovação.
Além dos 2,6 milhões de euros pagos ao conselho de administração executivo, o banco poderá pagar ainda aos membros do "board", a título do desempenho de 2020, um prémio de 1,86 milhões.
O Novo Banco criou uma equipa com mais de 40 colaboradores para conseguir juntar toda a documentação para a comissão de inquérito e auditorias. Banco estima ter de entregar mais de um milhão de páginas.
A bancada socialista tomou esta posição, em comunicado, após uma audição, na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, sobre a situação do Novo Banco do ministro das Finanças.
Mark Bourke foi nomeado administrador financeiro do Novo Banco. O banco espera a autorização do BCE no início do próximo ano. O actual CFO, Jorge Cardoso, fica responsável pelas áreas de desinvestimento.
Mark Bourke é um banqueiro com experiência. A sua última missão foi recuperar o irlandês AIB.