
Sabe porque as amêijoas se chamam à Bulhão Pato?
Culpa de um poeta. E o prego tem esse nome por causa do senhor Manuel ou por ser duro? Afinal, quais são as histórias por trás dos petiscos mais tradicionais.
Culpa de um poeta. E o prego tem esse nome por causa do senhor Manuel ou por ser duro? Afinal, quais são as histórias por trás dos petiscos mais tradicionais.
No Príncipe Real, em Lisboa, o Pica-Pau serve petiscos portugueses ao balcão, no terraço ou na sala de jantar. Com o chef Luís Gaspar nos bastidores, este é o novo cartão de visita da cozinha portuguesa na capital.
Começou como bailarina e saiu de Portugal antes do 25 de Abril porque lhe “faltava o ar”. Quando voltou, mentiu ao senhorio para conseguir casa, foi vítima de assédio, tornou-se atriz e despiu-se para uma revista. Está a fazer 80 anos e diz que plásticas nem pensar.
A vida move-se demasiado depressa para esquecermos a cantiga da escuridão. Já o Céu fica muito longe. Porque os monstros que pressentimos em pesadelos, como o anjo caído de Milton ou o íncubo de Fuselli, têm um rosto familiar: o nosso
Maria de Lourdes Modesto, nome maior da gastronomia portuguesa, deixou-nos aos 92 anos. De estrela de televisão a diva de chefs e cronistas, revolucionou a sociedade portuguesa do século XX.
A autora de Cozinha Tradicional Portuguesa começou os programas de divulgação gastronómica na RTP no fim da década de 50.
A sopa da pedra de Almeirim leva batata, feijão e carne de porco – de chispe a toucinho e enchidos. Na sua origem está uma lenda secular e uma história com seis décadas, a d’O Toucinho.
Mais ou menos modernos, de autor ou de tradição, os pratos de conforto nunca nos deixam ficar mal. Fomos em busca de caldos, de fornos e de tachos em que coubesse esse aperto para que volte de estômago (e coração) cheio.
Em 1997, a Quinta do Monte d'Oiro produziu o seu primeiro vinho, e José Bento dos Santos, engenheiro de formação e gastrónomo por paixão, tornou-se um produtor de referência
Dois gastrónomos portugueses discordam, com diferentes graus de veemência, da receita de caldo verde perfeito que o jornal britânico The Guardian publicou recentemente.
O ano 2020 foi um ano tão complicado para os restaurantes quanto para quem gosta de os frequentar. Sabe quantos novos restaurantes deixou por visitar? Escolhemos 10 que não pode deixar de conhecer este ano
Entre 30 de outubro e 1 de novembro haverá ciclos de cinema, mostras de teatro e um take away especial de Tripas à moda do Porto
A par da realização do IV Concurso Tomate Coração de Boi do Douro, evento em que será eleito o melhor tomate da região, a celebração é marcada pelo concerto do coro Tordilhões, dirigido pelo compositor Fernando Lapa
Fóruns, rotas gastronómicas, conversas culinárias e jantares temáticos marcam a primeira edição da Porto Food Week, evento que decorre entre 21 e 30 de março
O leitor quer saber que espumante ou champanhe liga bem com queijos, cataplanas ou arroz doce? E, já agora, tem alguma dúvida sobre um vinho, uma região, provas cegas ou uma personalidade qualquer deste universo? O melhor é consultar dois novos livros de João Paulo Martins. Não é com São Google que se safa.
Com mais oito pavilhões e mais 25 marcas editoriais, a Feira do Livro de Lisboa termina a 13 de Junho. Para o ajudar, veja as sugestões dos nossos críticos.