Empresa que retirou Corina Machado da Venezuela nega ter sido contratada por Trump
Bryan Stern recomendou à líder da oposição venezuelana que não regressasse ao país e garantiu não ter sido contratado pela Casa Branca.
Bryan Stern recomendou à líder da oposição venezuelana que não regressasse ao país e garantiu não ter sido contratado pela Casa Branca.
A galardoada com o Prémio Nobel da Paz conseguiu viajar até Oslo e pôde reencontrar a família, que não via há quase dois anos.
Horas depois de María Corina Machado receber o Nobel da Paz à distância, Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, saiu às ruas de Caracas para liderar uma marcha e atacar a opositora, acusando-a de manchar o prémio com “sangue e guerra”.
A vencedora do prémio Nobel da Paz, María Corina Machado, esteve 11 meses escondida após uma fuga arriscada da Venezuela. A líder da oposição venezuelana falou publicamente pela primeira vez, esta quinta-feira, em Oslo, ao lado do primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store.
Debate presidencial desta quarta-feira juntou dois dos candidatos mais à esquerda. Eleições marcadas para 18 de janeiro.
É filha de María Corina Machado, vive em Nova Iorque e combina a carreira no setor tecnológico com o papel público de porta-voz da oposição venezuelana. Eis a filha da Prémio Nobel da Paz 2025.
Ana Corina recebeu o prémio e leu um discurso em nome da mãe, que só vai chegar a Oslo mais tarde.
Cerimónia da entrega do prémio, agendada para as 13h00 em Oslo (12h00 em Lisboa).
Cermónia terá lugar em Oslo.
Além de água, máscaras e kits de primeiros socorros, os opositores recomendam apagar as mensagens dos telemóveis e não fazer vídeos ou transmissões ao vivo que possam servir para identificar outras pessoas.
Trump expressou várias vezes o desejo de vencer este prémio em 2025, que acabou por ser atribuído à líder da oposição venezuelana María Corina Machado.
Mais alta distinção pela defesa dos direitos humanos da UE entregue a dois jornalistas.
A notícia é que Trump não ganhou o Nobel da Paz. É um pouco como na História: sabe-se que Napoleão perdeu a guerra em Waterloo, mas poucos sabem quem foi o vencedor dessa batalha.
Machado disse que só poderá viajar para a Noruega, em dezembro, para receber o Prémio Nobel da Paz, caso o Presidente venezuelano abandone o poder.
"Cerca de 90% da população rejeita a bruxa demoníaca da sayona", disse o presidente venezuelano, referindo-se a María Corina Machado.
A venezuelana afirmou que o prémio é “para aqueles que nunca desistem” e “escolhem a liberdade como caminho para a paz”.