Sábado – Pense por si

Com a mulher, Tita, que todos tratam por Queen Mother, e a restante família - tem cinco filhos e 14 netos
Ana Taborda

Balsemão: uma família que sempre foi da elite

Francisco Pinto Balsemão viveu até casar num palacete, rodeado de empregados. Do lado da mãe descende de D. João IV, o ramo paterno foi pioneiro da luz elétrica e fundou o Diário Popular.

Carlos Rodrigues Lima

Os anos de Sócrates no banco dos réus

Parece que desta vez é que é: o antigo primeiro-ministro começa a ser julgado por suspeitas de corrupção, num julgamento que vai ressuscitar os acordos com a Venezuela, a antiga Portugal Telecom e a ascensão do Grupo Lena.

Santos Silva preside ao parlamento?

Imaginemos tão insigne figura a perorar sobre a não existência de “atribuições coletivas de culpa em Portugal” aos imigrantes, mas também a estancar a verve inflamada de púlpito que se vira, volta e meia, contra banqueiros, patrões, reacionários e gente avessa à NATO.

SÁBADO

Percurso da presidente do IEFP levanta dúvidas legais

Adelaide Franco recebeu subsídio de desemprego quando foi dispensada da empresa que fundou e que a voltou a contratar. Entretanto, teve atividades “pontuais” e “não remuneradas”, afastando ilegalidades. Advogados concluem que não pode haver atividade com a empresa que a despediu.

Marco Alves

Operação Marquês: As 6.728 páginas cor de Rosa

A longuíssima decisão instrutória do juiz Ivo Rosa realça com todas as letras que José Sócrates foi corrompido, mas o ex-primeiro-ministro saiu da audiência mais aliviado. Veja porquê.

Marco Alves

A irmã do rei e Salazar: “O telefone do meu quarto tem o número 842021”

Durante 28 anos, Filipa de Bragança combinou encontros com Salazar, pediu favores para amigos, para a Casa Real e para D. Duarte Pio. As cartas que escreveu ao ditador revelam uma grande cumplicidade e intimidade (inclusive com indicações para ele lhe ligar para o quarto às 23h), e quando Salazar morreu tentou desesperadamente reavê-las. O que se passou entre os dois?

António José Vilela

José Sócrates e a suspeita do consumo de cocaína

Durante a fase de investigação da Operação Marquês, o Ministério Público suspeitou que o antigo primeiro-ministro também usava o dinheiro, detido pelo seu amigo Carlos Santos Silva, para comprar droga. Sócrates vai prestar novas declarações esta segunda feira.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h