Sábado – Pense por si

António Luís Marinho

O maio mais quente e explosivo da democracia

As primeiras bombas do ELP, a guerra da unicidade sindical, os casos Renascença e República na comunicação social, 400 MRPP's presos pelo Copcon: a violência estalou de vez e abriu alas para o que aí vinha.

Ana Taborda

Estadias longas em hotéis, a nova tendência do turismo

Em vez de dois ou três dias, há quem passe meses (ou anos) no mesmo hotel. Empresas como o Hilton estão a adaptar-se e a criar marcas para estadias prolongadas – e mais quartos com cozinha e espaços de trabalho.

Sofia Parissi

Cobrar taxas extra pela partilha de pratos é legal, diz advogado

Já há restaurantes portugueses a aderirem à prática de cobrar uma taxa extra pela partilha de pratos principais e sobremesas. Para o fazerem, essa informação deve constar na ementa de forma vísivel, refere o advogado Marcelino António Abreu.

Alexandre R. Malhado

Quando os deputados são empresários

Mais de 22% dos deputados não têm exclusividade. Gerem restaurantes e supermercados, tratam de jardins e são administradores em grandes empresas.

5
Maria Henrique Espada

A história de Marcelino da Mata, vilão e herói

Foi o mais condecorado militar português, lutou durante toda a Guerra Colonial. Quando morreu, nasceu outra guerra, pela narrativa sobre quem foi e o que representa. Um novo livro de Nuno Gonçalo Poças, de que a SÁBADO faz a pré-publicação, ajuda a percebê-lo: à sua coragem e aos seus abusos.

A guerra está na Europa

Esta é uma capa que não queríamos fazer: o regresso da guerra à Europa. Trazemos-lhe ainda a história de Marcelino da Mata (herói ou vilão da guerra colonial?) e contamos-lhe a luta que oito antigos trabalhadores dos estaleiros de Viana do Castelo travam há já oito anos.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana