
História da Rússia, Tiago Rodrigues e finalistas do Booker: os livros que saem em março
Obras portuguesas, novos textos internacionais premiados, clássicos recuperados e peças de teatro en texto: estas são as obras que chegam às livrarias em março.
Obras portuguesas, novos textos internacionais premiados, clássicos recuperados e peças de teatro en texto: estas são as obras que chegam às livrarias em março.
Dos finalistas só a obra de Yael van der Wouden está publicada em Portugal, com o título de "A Guardiã", apesar de haver vários autores com obra publicada em território nacional na lista.
Já é conhecida a lista de nomeados a um dos mais importantes prémios literários dedicado à ficção em língua inglesa. Os finalistas serão conhecidos a 16 de setembro e o vencedor a 12 de novembro
Confira as nossas propostas para este fim de semana de 8 a 10 de março, entre concertos, peças de teatro, uma exposição e um novo livro.
Autobiografias, história, ensaios ou ciência: há várias novidades literárias de não-ficção a descobrir nos próximos meses. Sugerimos-lhe 12.
Na ficção, há muito para ler, da literatura nacional e estrangeira. Cruzámos novidades em perspetiva para esta rentrée e deixamos-lhe as nossas sugestões.
Exemplo maior da narrativa autobiográfica, Annie Ernaux disseca uma relação de dor e obsessão em Perder-se, a mais recente edição em português da Nobel de Literatura de 2022.
O romance Guerra resume o drama e as contradições da vida de Céline. O destino rocambolesco do original e o enredo autobiográfico merecem um filme de aventuras.
"O Vendedor de Passados", de José Eduardo Agualusa, "Pão de Açúcar", de Afonso Reis Cabral, e "1984", de George Orwell, fazem parte das nossas propostas para ouvir em formato audio-livro.
Não estamos a falar de niquices, alguns destes livros são recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e foram publicados na editora do Estado. Mega Ferreira e outras figuras assaz extraordinárias (1.ª parte)
A Academia premiou a escritora francesa, autora de O Acontecimento, que constava de várias listas de favoritos ao Nobel.
Com Herança, a norueguesa Vigdis Hjorth tornou-se uma das autoras mais discutidas da literatura europeia contemporânea. Porquê?
Saímos da emergência para a resolução, e desta outra vez para a emergência. Depois de um ano de tortura, todos esperam um verdadeiro governo de salvação nacional. Planeado em S. Bento ou planeado em Belém. Sem drama
No regresso a uma vida mais ou menos normal, voltamos aos livros. Depois de mais de dois meses de portas fechadas, as livrarias voltam a poder receber ávidos leitores. Aqui ficam as nossas propostas
Escritor nasceu em 1920 e faria 100 anos a 26 de maio. Pandemia alterou os planos, mas o programa do Grupo Porto Editora vai mesmo arrancar e inclui reedições, exposições e peças de teatro
O livro de contos de Mário de Carvalho intitula-se "Epítome de Pecados e Tentações". Também será celebrado o centenário de Ruben A. com a reedição da sua autobiografia.