Violência contra mulheres. “Ainda há muito caminho por fazer” para reduzir o abuso digital
Jovens entre os 14 e os 16 anos são das que estão mais expostas a violência sexual digital.
Jovens entre os 14 e os 16 anos são das que estão mais expostas a violência sexual digital.
Vivemos num aqui-e-agora permanente, num ambiente digital que se infiltrou em todas as dimensões da vida e do trabalho. E, fascinados, desenvolvemos uma espécie de dissonância coletiva que atribui ao digital a solução para quase tudo.
A SÁBADO falou com um imunologista que garante que ainda há poucas crianças a recorrerem à vacinação. Em casos graves, a gripe pode levar à pneumonia.
Criado pelo Grupo Ageas Portugal, em 2023, o plano integrado MaisIdadeMais reúne especialistas e rostos conhecidos que refletem sobre o envelhecimento ativo. Esta edição mostrou que envelhecer é um exercício de futuro e consciente.
O debate MaisIdadeMais juntou especialistas, gestores e entidades públicas para discutirem como Portugal pode preparar-se para viver mais e melhor. Ficou evidente que envelhecer é um desafio comum.
Barómetro Gerações em Movimento revelou como os portugueses encaram o envelhecimento, a poupança e a autonomia.
O ministro das Finanças sublinha que a banca nacional está agora mais robusta e resistente a choques do que há dez anos. Mas deixou um aviso: rentabilidade vai depender menos da economia e mais de novos modelos de negócio.
São consumidas 19 doses diárias por cada 1.000 habitantes em cada dia.
Comer não é só ingredientes. É olhar olhos nos olhos, conversar e conseguir momentos de partilha.
O Barómetro Gerações em Movimento, promovido pelo Grupo Ageas Portugal e desenvolvido pela Ipsos Apeme, revela um país que já pensa mais cedo na reforma, mas continua pouco preparado. Na talk MaisIdadeMais discutiu-se o que significa envelhecer num país onde a esperança de vida cresce mais depressa do que a literacia financeira.
Relatório aponta que esta tendência crescente traduz "uma segmentação progressiva do acesso aos cuidados, com maior recurso a seguros privados como complemento ao SNS.
Apenas 47% afirmam saber exatamente onde se dirigir em caso de necessidade médica.
A verdade é que Sintra é agora também do Chega, no mais importante lugar de governação que o Chega tem fora das autarquias que ganhou.
As projeções não são animadoras: até 2050 prevê-se que o número de demências triplique. Porém, nem tudo são más notícias: é possível mudar de rumo e prevenir quase metade dos casos. Pela primeira vez, em 15 anos, há medicamentos que abrandam a progressão da doença. Mas, a maior parte do trabalho está ao alcance de cada um. Não é preciso nada elaborado, basta estimular o cérebro. Sabia que conversar com os seus amigos cria mais neurónios do que fazer sudokus?
O que se tem pedido aos polícias nos aeroportos é que se transformem em técnicos de informática, tradutores, assistentes de turismo e até operadores de máquinas de reconhecimento facial. Isto não é função policial.