Bolha imobiliária? Não: crise de acesso
A sobrevalorização das casas em Portugal, estimada pela Comissão Europeia, não espelha uma bolha, mas uma transformação estrutural do mercado.
A sobrevalorização das casas em Portugal, estimada pela Comissão Europeia, não espelha uma bolha, mas uma transformação estrutural do mercado.
O primeiro-ministro antecipou no Parlamento algumas das medidas para a habitação que o Governo vai aprovar amanhã em Conselho de Ministros. Além de simplificações no licenciamento de obras, haverá um conjunto de alterações fiscais, tendo como foco a habitação a valores moderados.
O tradicional transporte de mercadorias já não acolhe apenas carga. É cada vez mais a estrutura de hospitais, escolas, ginásios, escritórios ou de moradias que são casa de família.
Comprar bem e barato tornou-se uma utopia nos maiores centros urbanos. O mapa de pesquisa alarga-se agora a um raio de 55 km. Abrangidos pelos incentivos fiscais, jovens adquirem imóveis abaixo dos 300 mil euros. Seniores avançam para as trocas. Saiba como.
O preço médio de um quarto no País é de 416 euros e muitas vezes famílias têm de recorrer a situações sem contrato que fragiliza ainda mais a sua posição.
O Governo adiou (de novo) a obrigação de uma “declaração de honra” inútil contra a corrupção.
Amanhã e quarta-feira vai ser debatido na Assembleia da República o programa do segundo governo de Luís Montenegro. Controlar a imigração, redução dos impostos e resolver a crise da Habitação são algumas das prioridades.
Não faltam casos com casas na política nacional e lá fora, sinal de relação complexa entre a política e o imobiliário – e da necessidade de fazer perguntas.
Portugal é o segundo maior exportador de canábis do mundo, ficando só atrás do Canadá. José Telo da Gama, coordenador do novo curso, considera que existe ainda uma grande oportunidade de expansão.
Sara e Diogo preparam-se para a compra de um T2, através de financiamento bancário a 100%. Inês e Jorge fizeram melhoramentos na primeira habitação com o que pouparam em isenções fiscais. João estreia-se nas obras para reabilitar a sua moradia. Nas gerações seguintes, as vendas e trocas andam a bom ritmo pela valorização contínua e baixa das taxas de juro.
"O mais importante é abrir em segurança", sustenta a autarquia. Faltam licenciamentos e contratar médicos e enfermeiros - o próximo grande desafio.
Há uma constante na biografia de Donald Trump: continua a ser o “menino rude” que procura atenção e tenta demonstrar que “é o maior”. Após a derrota nas eleições de 2020, procura a vingança e o regresso à Casa Branca, frente a uma adversária inesperada: Kamala Harris.
Pedro Adão e Silva empenhou-se pessoalmente para que Aida Tavares, apoiante de António Costa e do PS, fosse contratada para diretora artística, acusa ex-presidente do CCB. Aida Tavares foi organizar um festival de €450 mil com amigos de longa data. Duas diretoras artísticas alegam ter ficado sem funções durante meses e sido forçadas a sair.
De acordo com o primeiro-ministro, o Governo quer "facilitar, incentivar os investimentos que queiram fazer em Portugal", quer "ajudar aqueles que veem na Europa uma oportunidade de um mercado de mais de 500 milhões de pessoas, para podermos ser a porta de entrada de muitas empresas de portugueses ou mesmo empresas americanas na Europa".
Ministros de Montenegro ordenaram várias auditorias a serviços do Estado. Nuno Cunha Rolo refere que auditorias trazem quase sempre vantagens e Adelino Maltez diz que muitas são "marteladas".