Sábado – Pense por si

4
Ricarte Dácio a trabalhar em Londres, muitos anos antes da tragédia que provocaria
João Pedro George

Dácio, o Barão Vermelho, 3ª parte: o território da tragédia

E assim chegamos ao fatídico dia: 28 de julho de 1995. Depois da tragédia, D. Alice percebeu que, na véspera, o patrão estivera a escrever um conjunto de cartas, uma das quais destinada a ela própria. Outras, a vários poetas. Pedia desculpa pelo transtorno. O sangue das vítima sujara toda a casa. Os filhos ingleses só souberam anos depois e ainda procuram respostas.

Vanda Marques

A incrível história da filha do diretor da PIDE

Casada com um diplomata suíço, criada na elite do Estado Novo, Ana Silva Pais abandonou tudo pela revolução cubana. Foi tradutora de Fidel e só voltou a Portugal para ajudar o pai, Silva Pais.

Ajude-se a si mesmo

Depois de ler o trabalho que faz a nossa capa, há outro que o espera; aproveitar as dicas para aumentar a sua poupança anual, sabendo que é muito mais uma questão de atitude do que de esforço

7
Raiva filme
C.A.C.

Raiva, a fome e a miséria nos tempos de Salazar

António Dias Matos inspira o filme de Sérgio Tréfaut, depois de ser protagonista de Seara de Vento de Manuel da Fonseca. A sociedade profundamente dividida do Estado Novo, o poder e a pobreza entram no retrato (neste caso, a preto e branco) do Alentejo dessa época.

Markus Almeida

Searas de vento e raiva no cinema de Sérgio Tréfaut

Clássica história de vingança perante a injustiça, Raiva adapta o romance neo-realista de Manuel da Fonseca. Com um elenco de luxo, revela um rosto novo no cinema português: o do "não actor" Hugo Bentes

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h