
Cerca de 120 concelhos do interior Norte e Centro e Algarve em risco máximo de incêndio
Estão sob risco máximo de incêndio todos os concelhos dos distritos de Bragança e Guarda e a maioria dos de Viseu e Castelo Branco.
Estão sob risco máximo de incêndio todos os concelhos dos distritos de Bragança e Guarda e a maioria dos de Viseu e Castelo Branco.
O IPMA prevê perigo máximo de incêndio rural para todo o distrito da Guarda e para quase todo o distrito de Bragança, exceto Vinhais e Carrazeda de Ansiães.
Hoje estão em perigo máximo de incêndio os concelhos de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, em Faro.
A distribuição do tabaco era feita através de carrinhas alugadas, com destino a Portugal, por empresas de transporte de encomendas, para entrega em diferentes províncias espanholas.
A partir das 15h00 de hoje estarão sob aviso amarelo os distritos de Beja, Faro e Setúbal, a que se juntam, a partir das 18h00, os distritos de Évora e Lisboa e, a partir das 21h00, os de Leiria, Portalegre e Santarém.
De acordo com o IPMA, os distritos de Beja, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal vão estar sob aviso amarelo.
O balanço da última noite "não é relevante", uma vez que "foi uma noite extremamente calma", esperando-se hoje o "desagravamento das condições meteorológicas".
No Algarve foram registadas 12 ocorrências, em Lisboa oito, Setúbal e Santarém cada um com seis e as restantes distribuídas por outros distritos do continente.
Amadeu Guerra foi claro no que toca ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP): "Prioridade ao encerramento dos inquéritos mais antigos".
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Nos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Beja, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal e Évora, o aviso amarelo por causa da chuva estende-se até sábado, nalguns casos até às 21h00.
Para domingo, o IPMA prevê aguaceiros por vezes fortes até final da manhã, diminuindo de intensidade e frequência a partir da tarde, queda de neve acima de 800 a 1000 metros de altitude e vento a diminuir de intensidade.
Distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo estão sob aviso laranja devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima. O aviso passa depois a amarelo até às 12h de domingo.
Distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo vão começar por estar sob aviso amarelo até às 18h00 desta quinta-feira, passando a laranja até às 18h00 de sexta-feira e depois a vermelho entre as 18h00 de sexta-feira e as 15h00 de sábado.
Manifestantes querem pôr o tema no centro do debate para as eleições de 10 de março.
Protesto quer "deixar bem claro que o próximo governo precisa de ter como meta principal a resolução da crise da habitação".