Sábado – Pense por si

Raquel Lito

As danças sensuais não são para crianças

Nos recreios, cantam e dançam o funk erótico com letras sexuais, tudo por culpa das redes sociais. Também há auxiliares das escolas a partilharem esses conteúdos. Os especialistas alertam para os riscos e sugerem como afastar os filhos das músicas da moda, “Cavalinho” e “Meninas do Job” – mas de forma amigável.

4
Lucília Galha

A epidemia dos telemóveis nos jovens

São tão aditivos quanto as drogas e os mais jovens são os mais vulneráveis a criar uma dependência – porque não controlam os impulsos. O tempo excessivo no telemóvel ou no computador tem custos: na empatia e na socialização e também na aprendizagem escolar. Mas há forma de evitar que a adição se instale: basta não se tornar um hábito – e impor limites.

Íris Fernandes

A moda da maquilhagem para crianças

Têm entre 3 e 12 anos e quase não saem de casa sem maquilhagem. Estão sempre por dentro das novas modas. Os especialistas alertam para os riscos.

Sónia Bento

Crianças discriminadas na escola por não estarem vacinadas

Nas escolas, alguns professores perguntam aos miúdos quem já levou a vacina, o que está a provocar bullying. O Ministério da Educação diz que só as autoridades de Saúde recolhem esses dados, mas há alunos excluídos por isso.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30