
Jovens sentem-se mais ouvidos, mas maioria diz que é raro pedirem-lhes opinião
Aumentou a proporção de crianças e jovens que sentem que os adultos os querem ouvir frequentemente e que consideram que as suas opiniões são valorizadas.
Aumentou a proporção de crianças e jovens que sentem que os adultos os querem ouvir frequentemente e que consideram que as suas opiniões são valorizadas.
É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).
O preço médio de um quarto no País é de 416 euros e muitas vezes famílias têm de recorrer a situações sem contrato que fragiliza ainda mais a sua posição.
O estudo revelou que ouvir rádio, 'podcasts' e ler jornais impressos ou 'online' são atividades às quais os jovens e crianças não dedicam quase tempo.
Novo estudo sobre a violência no namoro alerta para a preocupante aceitação do ciúme. Mais de 40% dos jovens validam a violência sexual e psicológica. É preciso mudar as mentalidades, defende a psicóloga Susana Costa-Ramalho.
Daniel Quental foi distinguido com o título de Baker Scholar, o maior prémio académico atribuído por uma das melhores escolas de negócios do mundo, reservado apenas aos 5% dos alunos com melhor desempenho.
As autoridades tiveram conhecimento do acidente às 22:19 de sábado, cujas causas estão agora a ser investigadas pelo núcleo de investigação criminal dos acidentes de viação da GNR.
A maioria dos portugueses, entre os 18 e os 30 anos, conhece bem o preservativo e a pílula é a mais utilizada. Sabem pouco sobre outros métodos contracetivos - três em cada 10 defendem que há pouca informação - revela um estudo.
Segundo o relatório "verificaram-se agravamentos ao nível das idades de início dos consumos, das prevalências do consumo recente e atual, das de embriaguez severa e dos consumos de risco elevado/nocivo e da dependência".
A propósito do Dia da Internet Mais Segura, a coordenadora do estudo de âmbito nacional fala sobre os alvos mais vulneráveis - os jovens - e a necessidade de haver mecanismos de apoio. Em consulta, tanto a psicóloga como os colegas deparam-se com o crescimento de casos.
E uma recolha solidária de baldes para... o tribunal
Uma das marcas do ano que agora termina é a juventude no centro do debate público e político e, mais importante, no centro da ação governativa
As políticas públicas tradicionais têm operado por via externa, da educação, e interna, da formação, mas estas abordagens têm produzidos resultados insuficientes, comprovados por décadas sucessivas.
Oferece-se para visitas pelo País e para entrevistas, chegou a ter uma biografia na calha e criou conferências de imprensa e espaços de opinião próprios no BdP: o governador e pré-candidato tem Belém em vista (se o PS o quiser).
A diferença entre a taxa de emprego dos jovens portugueses com um nível de ensino básico e os licenciados aumentou 6,6 pontos percentuais em 20 anos.
São tão aditivos quanto as drogas e os mais jovens são os mais vulneráveis a criar uma dependência – porque não controlam os impulsos. O tempo excessivo no telemóvel ou no computador tem custos: na empatia e na socialização e também na aprendizagem escolar. Mas há forma de evitar que a adição se instale: basta não se tornar um hábito – e impor limites.