Sábado – Pense por si

Marco Alves

Quando os deputados se insultam violentamente

Os eleitos do povo apelidam-se de bêbados, nojentos, palermas, palhaços, vigaristas e muito mais. Há muito que a liberdade de expressão faz soltar a língua no hemiciclo.

Margarida Davim

Turma de ilustres. Quando eles eram todos colegas

Durão Barroso, Santana Lopes, Joana Marques Vidal, Lucília Gago, Manuela Moura Guedes, Fernando Seara e muitos outros entraram em 1973 para a turma-maravilha que viria a marcar os últimos 40 anos do País. Houve política, pancada e amor.

Maria Henrique Espada

O PCP no país dos sovietes

Na Polónia, na II Guerra Mundial, na Hungria, na Checoslováquia, em Berlim, no golpe de Moscovo, os comunistas estiveram com os russos. A História explica?

Maria Henrique Espada

Mariana Mortágua apanhada a violar a lei

Foi paga durante meses pelo comentário televisivo, o que é incompatível com a sua exclusividade parlamentar. A bloquista esclarece que não se apercebeu da regra e, depois de contactada pela SÁBADO, pediu para devolver os 10% que recebeu a mais. E agora vai abdicar do salário na SIC Notícias.

Sofia Oliveira com Ana Bela Ferreira

Ataques informáticos em Portugal. "As balizas estão abertas"

Especialistas afirmam que estes ataques podem ter consequências como, transacções bancárias ilícitas e destruição de documentos. José Magalhães chama a atenção para a falha no cumprimento das leis do ciberespaço e teme ataque ao sistema de saúde, "como aconteceu na Irlanda".

Maria Henrique Espada

As mirabolantes aventuras de José Magalhães

Foi coronel do cacau no Brasil, andou com jagunços, fez ioga, inspirou-se nas peripécias para escrever um livro cheio de sexo tântrico, foi enganado, faliu, teve o salário parlamentar penhorado e fundos-abutre atrás dele. Andou à pancada na UEC, mentiu a Cunhal, foi deputado-estrela. Sobreviveu. Nestas eleições deixa São Bento.

4
José Magalhães
Sara Capelo

Quando um deputado é ameaçado e perseguido

Eutanásia, touradas e futebol são os temas que levam a mensagens mais inflamadas e até a ameaças de morte. Um pequeno grupo de deputados assume que as recebe nas redes sociais ou no email institucional.

Caderno de Significados

Para que serve a política?

Se a política serve para alguma coisa, e sabemos como é decisiva na estruturação da nossa vida coletiva, tem aqui um papel essencial de justiça, tão importante como todas as políticas estruturalmente ligadas à defesa dos direitos humanos, designadamente o combate às desigualdades e à pobreza.

José Magalhães
SÁBADO

José Magalhães insinua que Paulo Rangel frequentava casa de “bondage”

Eurodeputado do PSD falou este fim de semana publicamente da sua homossexualidade. Deputado do PS respondeu a uma publicação no Twitter onde fez referência a casas de bondage e sadomasoquismo. Horas depois garantiu que se tratou de "uma extrapolação virtual hipotética sem destinatário".

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30