Sábado – Pense por si

Talvez crónica

Saudades do presente

Gostava de viver um ano de cada vez, sem saber dos outros. O meu mal é gostar tanto de viver. Se gostasse menos talvez os tempos verbais não me aleijassem tanto, não sei. Talvez visse tudo de dentro, sem ser um satélite de mim próprio, e custasse menos saber que esta alegria toda que me calhou, um dia não será mais do que uma memória de dias tão bons.

O moralista

À espera de ser Travolta

Olivia Newton-John foi a primeira mulher que amei, como só aos 11 se ama. Travolta era um grunho, uma montanha de gel. Só gostei dele quando cantou Sandy, tolhido pelo luar, no desespero dos vencidos. Olivia sabia que nós sabíamos, mas a inocência dela, mesmo simulada, era devastadora.

5
Tiago Carrasco na Alemanha

Crise do papel ameaça produção de livros e revistas

Edições adiadas, preços a disparar e apelos a compras antecipadas de livros para o Natal. A pandemia desequilibrou o mercado de produção de papel e as gráficas alemãs estão em pânico com a falta de matéria-prima. O problema assombrou o regresso da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, o maior certame do setor editorial.

João Pedro George

Mirabolando ou as crónicas recicladas de Manguel

O facto de os textos de Manguel publicados no jornal mais vendido em Portugal serem mercadoria antiga, prosa que o tangoso argentino publica e republica, vende e revende, porque este é o seu modo de ganhar a vida, não é particularmente significativo, nem esse é o escopo desta história mil vezes contada. Um ensaio de João Pedro George

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.