Irão: Detido guionista Mehdi Mahmoudian, nomeado para Óscar em Hollywood
As autoridades iranianas ainda não confirmaram a detenção nem forneceram pormenores sobre as acusações contra os detidos.
As autoridades iranianas ainda não confirmaram a detenção nem forneceram pormenores sobre as acusações contra os detidos.
O novo filme de Joachim Trier merece o "Grand Pix" atribuído em Cannes e as nove nomeações conseguidas aos Óscares. Profundamente humano e com humor, chega dia 29 aos cinemas.
"Batalha Atrás de Batalha", "O Agente Secreto" e "Hamnet", no cinema, foram os grandes vencedores. "Pecadores" ganhou um sorriso amarelo, "Frankenstein" e "Wicked" nem isso.
Reflexões sobre a precariedade laboral, a ditadura militar do Brasil, os julgamentos apressados do presente e a misoginia estiveram entre o melhor que vimos este ano, em sala e no streaming.
A palavra mais pesquisada no dicionário online não tem relação direta com um acontecimento marcante.
O filme português de Margarida Cardoso não chegou ao leque de filmes finalistas à nomeação para Melhor FIlme Internacional. Ao contrário de "O Agente Secreto".
O Ano em Palavras de 2025 oferece "uma visão plural do ano, cruzando política, diplomacia, cultura, arte, desporto, ciência, ambiente e temas sociais, compondo um retrato lexical, fotográfico e noticioso acessível".
De "Pecadores" (Ryan Coogler) a "Batalha Atrás de Batalha" (Paul Thomas Anderson) e "Hamnet" (Chloé Zhao), esta corrida tem favoritos. Dia 16 é anunciada a "shortlist" (pré-seleção) às nomeações.
Depois de preso mais uma vez por estar contra a opressão no Irão, Jafar Panahi filmou uma longa angustiante. Um homem sequestra outro por achar que este o torturou no passado. Mas será mesmo ele?
O novo filme do cineasta iraniano Jafar Panahi chega agora a Portugal, depois de arrecadar o prémio maior do Festival de Cannes. Filmado na clandestinidade, não defrauda as expectativas.
Um dos mais importantes festivais de cinema do mundo começa esta terça-feira. No cartaz, tem filmes nacionais e de cineastas como Richard Linklater, Wes Anderson, Tom Cruise e Kleber Mendonça Filho.
Jafar Panahi, 62 anos e um dos mais acarinhados e premiados realizadores iranianos da atualidade, iniciou na quarta-feira uma greve de fome, em protesto por continuar detido na prisão de Evin, em Teerão, mesmo depois de a sua sentença de prisão ter sido declarada nula.
Realizador iraniano conhecido mundialmente por ter realizado filmes premiadas como "The Circle", "Offside", "This is Not a Film", "Taxi" e "No Bears". Supremo anulou a sua sentença, mas continua preso.
O realizador iraniano foi detido na semana passada em Teerão e vai cumprir uma pena à qual foi condenado em 2010, mas que não cumpriu na íntegra.
O dar de frosques do senhor Rendeiro com 19 anos de prisão efectiva no bucho é como uma fuga de gás: desagradável, dispendioso e mais habitual do que gostaríamos de admitir.
O 28º Curtas de Vila do Conde realiza-se entre 3 a 11 de outubro e leva, pela primeira vez, o festival a outras cidades do país. O formato Video on Demand é também uma das novidades desta edição