O médico receitou-me jardinagem
Especialistas estão a prescrever aulas de artesanato, de dança ou passeios de trishaw a utentes com sintomas de depressão e isolamento social
Especialistas estão a prescrever aulas de artesanato, de dança ou passeios de trishaw a utentes com sintomas de depressão e isolamento social
Os smartphones são apenas para os mais velhos. Um movimento de pais da Escola Alemã de Lisboa defende que seja adiada a exposição aos ecrãs e às redes sociais, durante a infância e pré-adolescência. Até lá, os dumbphones (sem acesso às redes) podem ser a resposta.
Há uma data que, anualmente, marca discretamente o princípio do fim. O Earth Overshoot Day marcou o ponto de ruptura, expondo o descompasso entre o que exigimos da Terra e o que esta consegue repor.
A primeira profissional feminina na modalidade, em Portugal, combate o bullying e a falta de autoestima dos jovens com a ajuda do surf. Dois colégios da Grande Lisboa aderem ao programa.
Estes números correspondem "a um excesso relativo" de mais 21,2% face ao esperado, sobretudo no grupo etário com 75 ou mais anos de idade e na região Norte do país.
Novo estudo do Imperial College de Londres analisou as consequências das temperaturas extremas no final de junho. Cerca de 88% das vítimas mortais têm mais de 65 anos. Só em Lisboa morreram 92.
A típica imagem do doente como um homem idoso está desatualizada. A prevalência da doença é equiparada nos dois géneros, mas o sexo feminino enfrenta maiores desafios. Um relatório internacional chama a atenção para a necessidade de haver diferença no tratamento com base no género.
Busca por ajuda no combate à dependência disparou no País. Especialistas falam na criação de um "universo paralelo" que "simula a vida, mas não é tão rico".
Comunidades visadas pela Europol funcionam como "seitas lideradas por figuras carismáticas que manipulam e enganam" os seus seguidores para os controlarem.
Mafalda Ferreira, responsável pelo Observatório Nacional do Bullying, considera necessário investir na educação emocional das crianças para que episódios como a agressão na Escola Básica Fragata do Tejo, na Moita, não voltem a acontecer.
Apesar de semelhantes, são fenómenos distintos: o abuso sexual de crianças remete para um comportamento de violência que não ocorre, necessariamente, na pedofilia.
Pagou a renda e salários a jogadores e adjuntos em dificuldades. Sorri às provocações e teve êxito sem maltratar os adversários. Transformou-se numa marca que é uma improvável combinação de qualidades e sai de Portugal como uma figura unânime.
Relatório da OCDE descreve Portugal como um país triste e o primeiro na preocupação. Contudo, é onde os estudantes de 15 anos menos passam fome.
Não deveremos pôr a responsabilidade nas vítimas, alegando que estas não deviam ter partilhado conteúdo íntimo com quem mais confiam, pois a realidade é que têm o direito de viver a sua sexualidade e intimidade com confiança.
A violência contra os idosos tende a ser deixada para plano de fundo, sendo a sua existência silenciada ou negligenciada.