
Chumbada moção de censura do Chega ao Governo
Em causa está a empresa Spinumviva da família de Luís Montenegro que "poderá beneficiar com a alteração à lei dos solos aprovada pelo Governo".
Em causa está a empresa Spinumviva da família de Luís Montenegro que "poderá beneficiar com a alteração à lei dos solos aprovada pelo Governo".
Hugo Soares proporá uma lista com 12 vice-presidentes, entre os quais o coordenador autárquico Pedro Alves, o líder da JSD Alexandre Poço e Hugo Carneiro.
Em Portimão, tem um conflito com o PSD também por causa de gravações, mas da Assembleia Municipal. Em Lisboa, nem o PS a defendeu.
Alterações de última hora da comissão política levaram a erros. Listas tinham excesso de nomes que ficarão de fora. Em Lisboa, alguns protocandidatos não tinham sido sequer contactados. Mas cumprirão a lei quando chegarem aos tribunais ainda esta semana. Tanto PS como PSD colocam homens a efetivos e mulheres como suplentes
Paulo Colaço já foi apoiante de Rui Rio e fez parte do núcleo duro da campanha interna do líder, mas a proposta de sanções para Rio e Adão Silva no caso do referendo à eutanásia fez com que o presidente do PSD o acusasse de ter um "perturbante tique estalinista".
O líder do PSD tem três candidatas em 100, mas a deputada foi em busca de voluntárias, aturou incompreensões e mandou tudo por mail.
Agora, a lista que tinha sido enviada por Ferro Rodrigues para o primeiro-ministro, António Costa, com os nomes de quem vai ser vacinado terá de ser corrigida e reduzida, de 50 para 38, confirmou à Lusa fonte do gabinete do presidente da Assembleia da República.
Entre os 12 deputados do PSD que assim não vão ser vacinados com prioridade na lista do Parlamento está o líder do partido, Rui Rio.
A revisão está prometida desde o último Congresso, mas tem sido adiada. Com as autárquicas no horizonte, direcção admite que a reforma do partido possa ser adiada.
O primeiro vice-presidente da bancada do PSD tem como primeiro subscritor Rui Rio e salientou que a lista se posiciona "numa lógica de continuidade".
A direção de Rio empenhou-se na disputa pela liderança da JSD. Houve telefonemas, pedidos e promessas. Mas nem assim Sofia Matos derrotou Alexandre Poço.
Rui Rio recorda as regras aprovadas na conferência de líderes e que preveem a presença na sessão solene de apenas um terço dos deputados, ou seja 77 dos 230 parlamentares.
Os deputados votam hoje os nomes de Vitalino Canas e Clemente Lima para o Tribunal Constitucional. Não é certo que Canas seja eleito, porque conta com resistências em todas as bancadas.
Rui Rio e Francisco Rodrigues dos Santos reuniram cerca de hora e meia na sede nacional do PSD, o primeiro encontro entre ambos desde que "Chicão" chegou à liderança dos democratas-cristãos.
Sai Elina Fraga. Como vice-presidentes, Rio mantém Isabel Meirelles e David Justino.
Na sua proposta de aditamento, o grupo parlamentar social-democrata alerta para importância de "reduzir cada vez mais o fosso" entre o litoral e o interior do País.