Mau Tempo: Proteção Civil alerta para inundações, cheias e deslizamento de terras
As zonas do país “com risco significativo” são Alcácer do Sal, Leiria, Lisboa, região Oeste e o Alentejo litoral.
As zonas do país “com risco significativo” são Alcácer do Sal, Leiria, Lisboa, região Oeste e o Alentejo litoral.
Chuvas intensas associadas à tempestade Leonardo atingiram, esta quarta-feira, a região da Andaluzia, no sul de Espanha, causando inundações e obrigando à suspensão de comboios e ao encerramento de escolas em várias zonas.
As autoridades colombianas resgataram, esta terça-feira, centenas de pessoas que se encontravam presas em edifícios que ficaram cercados pelas cheias em Córdoba, no norte da Colômbia.
Em Tomar é possível ver a grande quantidade e a força da água que é expelida na barragem de Castelo de Bode. Com o risco de inundações em todo o país, a barragem necessita de libertar toda a água para aliviar a pressão.
Rio invadiu algumas zonas", mas não provocou inundações nem estragos.
As quedas de árvores e estruturas, as inundações e movimentos em massa foram as ocorrências mais frequentes, sobretudo, nas regiões de Coimbra, Leiria, Oeste, Lisboa e Beira Baixa.
Entre as ocorrências, registaram-se 358 quedas de árvores, 149 quedas de estruturas, 134 inundações, 69 movimentos de massas e deslizamentos de taludes e 54 limpezas de via.
Chuva forte e risco de inundações preocupam autoridades. Mais de mil militares foram mobilizados para o terreno para ajudar.
Por tipologia, 756 ocorrências foram por queda de árvores, 572 por inundações e 354 por queda de estruturas.
A cidade do distrito de Setúbal foi das que pediu ao Governo que decrete o estado de calamidade devido às inundações causadas pela subida do rio Sado. Zona da baixa foi a mais afetada e até a praça de touros ficou alagada.
Houve também quedas de estruturas e inundações na via pública.
Maioria das ocorrências deveu-se a quedas de árvores, inundações de estruturas ou superfícies por precipitação intensa, limpezas de via, queda de estruturas e movimentos de massa.
A maioria das ocorrências está relacionada com queda de árvores (100), 89 limpezas de pavimento e 70 inundações.
Chuvas torrenciais atingiram Moçambique, esta semana, provocando dezenas de mortos. Segundo as autoridades, nos próximos ainda são esperadas condições climatéricas severas em diversos países do sul de África.
O estado de Victoria, na Austrália, foi atingido por tempestades severas que provocaram inundações repentinas. Imagens divulgadas esta quinta-feira mostram vários veículos submersos e a serem arrastados para o mar.
A Guarda Civil espanhola encontrou, no domingo, o corpo de um dos dois homens desaparecidos após as fortes chuvas que causaram inundações na província de Málaga, no sul da Espanha. O outro homem continua desaparecido na província de Granada.