Sábado – Pense por si

Carlos Gonçalo Morais

Marco Caneira: “Com 17 anos estive quase a mudar-me para o Real Madrid”

Cresceu a assar leitões no negócio da família e confessa que ainda hoje isso é algo que lhe dá “paz e tranquilidade” – tal como o convívio com os amigos. No futebol, começou no Sporting, passou por Benfica, Valência, Bordéus e Videoton e terminou aos 42 anos, nas equipas distritais. Agora é comentador televisivo e garante que ser treinador não o atrai.

Carlos Torres

FC Porto: desaire na Noruega foi a 12ª nódoa no currículo europeu

Duas vezes campeão europeu e habitué da Champions, o FC Porto caiu com estrondo frente ao Bodo/Glimt na Liga Europa. Os outros dois "grandes" do futebol português também têm manchas no currículo europeu. O Benfica soma 12 derrotas comprometedoras e o Sporting 21.

Carlos Torres

Esqueçam a Superliga: esta Champions já é só para tubarões

Desde que a Champions deixou de ter só campeões, em 1997, costumava haver nos quartos de final um outsider. Mas esta época isso não aconteceu. E no sorteio desta sexta-feira até já se definiram finais antecipadas. Fora do Big 5, Portugal é o país que mais resiste.

Carlos Torres

Nápoles: a maldição dos campeões-surpresa

Brilhante vencedor da liga italiana em 2023, o Nápoles acumula desaires e polémicas e está já a 20 pontos do líder, o Inter de Milão. Uma performance semelhante à de outros triunfadores pouco habituados ao êxito, como Leicester ou Lille.

Carlos Torres

Villas-Boas: o Cenourinha sem-medo quer ser presidente

O miúdo ruivo que gostava de jogar à baliza e que aprendeu a ser treinador com Bobby Robson e José Mourinho (e que em 2011 levou o FC Porto à conquista da Liga Europa) vai enfrentar Pinto da Costa nas eleições de abril. E garante que "nada vai abalar" a sua candidatura.

Nuno Tiago Pinto

A nova acusação contra Rui Pinto em 7 pontos

Roubo dos emails do Benfica, intrusão na caixa de correio eletrónico de juízes e procuradores e ataque ao Estado são alguns dos crimes imputados ao pirata informático num novo inquérito – e haverá mais a caminho.

Carlos Gonçalo Morais

Gonçalo Guedes: o miúdo dos golos decisivos

Era distraído e chegou a adormecer nas aulas. Gosta de experimentar comidas diferentes mas não falha a Festa da Sardinha Assada na sua terra, Benavente. A SÁBADO falou com a professora primária, um treinador e alguns colegas do avançado do Benfica, que festejou o quarto título de campeão pelas águias, apesar do azar da lesão na parte final da época.

Tiago Carrasco

Como Roger Schmidt conduziu o Benfica ao título na época de estreia

Chegou com uma ideia de jogo ofensivo e cativou rapidamente os jogadores: o Benfica tomou a liderança isolada à 4ª jornada e nunca mais a largou. Mesmo em momentos de aperto, Roger Schmidt não transpirou nervosismo. Apaixonou-se pelo clube e por Lisboa, levou o Benfica ao primeiro título em quatro anos e renovou contrato ainda com a temporada em curso.

Carlos Gonçalo Morais

João Mário: o Malteser das três cores

Começou no FC Porto – a defesa –, foi campeão no Sporting e agora festejou o campeonato também nas águias, onde fez a melhor época da carreira no que respeita a golos marcados (chegou aos 23, nos 11 anos anteriores fizera... 29). O médio já teve uma alcunha por causa de um antigo jogador do Real Madrid e outra por gostar de chocolate.

Carlos Torres

Benfica: o retrato de um campeão que (quase) nunca dormiu

O Benfica sagrou-se hoje campeão nacional pela 38ª vez na sua história, ao vencer o Santa Clara, na Luz, por 3-0. Líder desde a 1ª jornada, o Benfica passeou durante toda a época e só tremeu (mas ligeiramente) naquelas duas semanas em abril, a seguir ao desaire com o FC Porto.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)