Taxa de inflação em 2025 abrandou para 2,3%
No que diz respeito aos valores mensais, dezembro terá trazido uma estabilização da inflação em 2,2%, em termos homólogos.
No que diz respeito aos valores mensais, dezembro terá trazido uma estabilização da inflação em 2,2%, em termos homólogos.
O estudo indica que mais de 85% da população estrangeira residente em Portugal encontra-se em idade ativa, muito acima da população portuguesa.
Numa altura em que os preços da habitação continuam a escalar, o número de transações também tem aumentado. No caso dos imóveis a estrear, atingiu-se mesmo o número mais elevado desde o último ano antes da intervenção externa.
Algumas que desabaram e outras que ficaram sem teto.
"Considerando valores para o conjunto dos três trimestres de 2025, o saldo das AP foi positivo", indica o INE.
O valor a que a banca avalia o metro quadrado das casas foi de 2.060 euros em novembro, um novo máximo histórico, registando uma subida de 35 euros face a outubro. É o terceiro maior salto mensal desde fevereiro de 2011.
O aumento em termos homólogos (de 18,4%) superou o registado em outubro (17,7%).
A lei está em consulta púbica até ao final deste mês.
1.255 ficaram feridas.
Na base da quebra da produção vitícola este ano estiveram “as chuvas intensas e as temperaturas amenas na primavera [que] favoreceram o desenvolvimento do míldio, reduzindo o número e o peso das uvas”.
A taxa de pobreza em Portugal indica que 15,4% dos portugueses viviam em 2024 com rendimentos até 8.679 euros anuais. Idosos foram o grupo em que a redução da taxa de pobreza foi mais expressiva.
INE revela que as exportações portuguesas de bens caíram em outubro, após terem registado um disparo no mês anterior devido ao fim da "guerra de tarifas" entre a UE e os Estados Unidos. Importações de bens também diminuíram. Défice comercial agravou-se em 77 milhões.
A morosidade dos processos judiciais continua a ser o que mais pesa nos custos de contexto das empresas, mas o maior agravamento está associado dificuldades na contratação de trabalhadores.
Dados divulgados esta sexta-feira pelo INE confirmam os cálculos do Negócios para a atualização das pensões. As mais baixas, que representam a esmagadora maioria, vão subir 2,8%.
"A proporção de utilizadores de IA quase duplica no grupo etário dos 16 a 24 anos (76,5%) e nos estudantes (81,5%)", diz o INE.