
Aumento da esperança de vida abranda na Europa desde 2011
"Os avanços na saúde pública e na medicina no século XX significaram que a esperança de vida na Europa melhorou ano após ano. Mas já não é assim", alerta cientista.
"Os avanços na saúde pública e na medicina no século XX significaram que a esperança de vida na Europa melhorou ano após ano. Mas já não é assim", alerta cientista.
A 4ª edição da Corrida Multicare Vitality voltou a bater recordes e trouxe 2.700 pessoas ao Jamor. Uma celebração solidária da família e da saúde, que juntou gerações no Estádio Nacional
Numa altura em que o número de casos de demência continua a crescer em Portugal e no mundo, a Multicare anuncia uma nova oferta de proteção para doenças neurodegenerativas, reforçando a cobertura de saúde mental.
A evidência científica mostra que o ingresso na faculdade está associado ao menor consumo de hortofrutícolas, ao maior consumo de produtos alimentares de elevada densidade energética e alimentos fast-food, além de um padrão de consumo com refeições irregulares.
Demência e doenças cardiovasculares são patologias que surgem à medida que envelhecemos. Mas é possível atrasar o seu aparecimento, garante em entrevista à SÁBADO o diretor clínico do CNS-Campus Neurológico.
Nos últimos vinte anos até 2021, a pré-obesidade e a obesidade foram os fatores de risco que mais aumentaram a sua influência na saúde dos portugueses, sendo agora mais determinantes do que o tabagismo.
Esta situação pandémica de estar muito tempo sentado, está a assumir situações muito preocupantes para a saúde física e mental dos adultos (situações laborais e preocupações ergonómicas) e na vida de crianças e jovens (em casa, na escola e nos tempos de lazer).
As crianças não sabem correr, tropeçam nos seus próprios pés, batem com a cabeça uns nos outros, não sabem atar os sapatos e vestir os casacos, têm dificuldades em aprendizagens escolares básicas, como escrever, desenhar, pintar, medo de subir às árvores.
Quanto mais a criança se confronta com o risco mais adquire nível de segurança. A educação, perceção e controlo do risco só é possível através de confronto com situações arriscadas entre o corpo e o envolvimento físico construído e natural.
Embora o cancro tenda a ser mais comum em pessoas mais velhas, os dados sugerem que os casos entre pessoas com menos de 50 anos aumentaram em muitas partes do mundo desde a década de 1990.
Gabriela Álvares Pereira e Isabel Sousa são psicólogas e lançaram um livro sobre a doença que afeta 50 milhões de pessoas em todo o mundo.
A falta de exercício físico regular está relacionada com um maior risco de contrair doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de cancro.
Clientes cumprem regras. As aulas são agendadas e as máquinas são higienizadas após cada utilização.
"A atividade física tem um papel muito importante na gestão do 'stress', na promoção de um sono mais tranquilo, na libertação de endorfinas e promoção de emoções positivas", defende a DGS.
Estudo realizado por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra indica que 30% dos pais subestimam o estado nutricional dos seus filhos.
"Atividade física é fundamental para prevenir e tratar as doenças cardiovasculares, mas depois temos um fosso gigantesco para a promoção e implementação de políticas públicas", diz OMS.