Mostrar que uma seguradora de saúde pode ir para além da proteção na doença e estar próxima dos seus clientes através da promoção da saúde e dos hábitos saudáveis. Foi desta forma que Maria Brandão Vasconcelos, diretora de Produtos e Marketing da Multicare, definiu o propósito do lançamento do Programa e da Corrida Multicare Vitality.
A Corrida Multicare Vitality chega à 4ª edição, com o propósito de sensibilizar e motivar as pessoas a ter hábitos de vida saudáveis. Que balanço faz desta iniciativa?
Com a organização da Corrida Multicare Vitality, a Multicare pretende promover a consciencialização sobre a importância do exercício físico para o bem-estar físico e psicológico ao longo da vida. Tudo começa na prevenção e nas rotinas diárias, em que entram a prática regular de exercício físico e os bons hábitos de alimentação e descanso, pelo que neste dia convidamos os clientes e a população a participarem num evento familiar e descontraído.
A Corrida Multicare Vitality tem sido um enorme sucesso, e esta 4.ª edição não foi exceção. Tivemos uma adesão massiva, com as inscrições esgotadas, atingindo os 2.700 participantes. É particularmente gratificante ver não só a participação individual, mas também a forte presença de famílias, com muitas crianças envolvidas, o que demonstra o impacto positivo que esta iniciativa está a ter na promoção de hábitos de vida saudáveis desde cedo. Além disso, esta corrida destaca-se por proporcionar um contacto direto com a natureza, o que enriquece ainda mais a experiência e reforça a importância do bem-estar físico e mental.
Uma das grandes novidades deste ano foi a adesão de várias empresas, que aproveitaram o evento como uma oportunidade de team building, incentivando a prática desportiva em equipa e fortalecendo os laços entre colaboradores. É um sinal claro de que esta iniciativa está a crescer e a expandir o seu impacto, tanto a nível individual como organizacional.
A aposta da Multicare neste evento reflete uma maior ênfase na prevenção da saúde. Quando e como surgiu esta preocupação? Que exemplos nos pode dar de projetos e iniciativas que dão corpo a este propósito?
A prevenção foi um desígnio que a Multicare definiu como estratégico desde 2009. Neste sentido, tem investido na literacia em saúde dos seus clientes e lançado serviços pioneiros no mercado nacional de seguros de saúde.
Em 2009, lançámos o Programa de Prevenção, que consiste num programa de rastreios anual, sem custos adicionais para os seus clientes. A sua composição tem por base guidelines clínicas internacionais por idade e género.
Em 2016, lançámos a Medicina Online, a primeira plataforma médica remota em Portugal. Desde então, a Multicare tem vindo a alargar, de forma continuada, a oferta de serviços remotos, que contam atualmente com o acesso a serviços 24/7 de medicina geral e familiar, e também mais de 13 especialidades e serviços complementares. A Medicina Online foi fundamental e teve um enorme crescimento durante a pandemia Covid-19, e tem continuado a crescer nestes anos subsequentes. Apresenta ainda excelentes níveis de satisfação por parte dos nossos clientes.
Voltámos a ser pioneiros com o lançamento do Programa Multicare Vitality em 2020, uma plataforma que recompensa os seus clientes pela adoção de estilos de vida saudáveis, partilhando assim os benefícios decorrentes de comportamentos saudáveis.
Este ano, reforçámos a nossa cobertura de saúde mental com o lançamento de uma oferta abrangente para as doenças neurodegenerativas (incluindo prevenção, diagnóstico e tratamento), que vem reforçar a cobertura de saúde mental que temos já disponível desde 2021 e que desde então inclui, entre outras, coberturas como internamento psiquiátrico e o reembolso de apps de prevenção clinicamente validadas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
A Multicare oferece assim um ecossistema de serviços de prevenção e de autocuidado, que os clientes podem usufruir. O cliente pode contar com a Multicare em todas as fases da sua vida como parceiro na prevenção e diagnóstico precoce, para além da proteção durante o tratamento e reabilitação de doenças.
Neste contexto, como surgiu a ideia de lançar uma app para motivar e apoiar hábitos saudáveis, recompensando as pessoas?
Enquadrados nesta estratégia de prevenção, e cientes de que comportamentos como a inatividade física, a alimentação pouco saudável, o excesso de álcool e o tabagismo são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crónicas, a Multicare procura encontrar soluções que ajudem a promover a saúde dos nossos clientes a curto, médio e longo prazo.
Foi com este objetivo que lançámos, em 2020, o Multicare Vitality, um programa internacional com mais de 20 anos de experiência que já ajudou 20 milhões de utilizadores em todo o mundo a melhorar a sua saúde física e mental. Tem-se demonstrado eficaz na alteração de comportamentos e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida.
De forma mais concreta, o Multicare Vitality é um programa de promoção da saúde e bem-estar que recompensa os seus utilizadores, caso tenham um estilo de vida saudável. São dadas recompensas que podem ser semanais, mensais ou anuais, incentivando os nossos clientes a adotarem comportamentos e hábitos que promovam uma melhor qualidade de vida a médio e longo prazo e partilhando com eles o benefício e ganhos decorrentes dessas alterações.
Este programa é uma aposta a longo prazo que vem mais uma vez demonstrar que uma seguradora de saúde pode ir para além da doença e estar próxima dos seus clientes através da promoção da saúde e de hábitos saudáveis.
Como tem sido a adesão e de que forma o programa tem evoluído?
O Multicare Vitality foi lançado em 2020, em plena pandemia, para os clientes individual e PME, tendo sido alargado a todos os clientes empresa em 2022. Atualmente conta com mais de 77.000 clientes ativos na app e oferece recompensas que podem se trocadas por vouchers das marcas Pingo Doce, Celeiro, Decathlon, Cinemas NOS, Spotify, Netflix, entre outros, ou fazer um donativo para a Associação Novo Futuro.
O Multicare Vitality incentiva os seus utilizadores a adotarem estilos de vida mais saudáveis, tendo como benefício direto vouchers em parceiros que podem chegar aos 156 euros por ano por clientes e ainda descontos no seguro.
Tem novidades para anunciar neste âmbito?
Sim, temos uma novidade muito relevante para anunciar: o lançamento da nova versão freemium da app Multicare Vitality. A partir de agora, qualquer pessoa, mesmo não sendo cliente Multicare, poderá descarregar a aplicação e experimentar, de forma gratuita, o programa Multicare Vitality, que tem como foco principal incentivar hábitos de vida saudáveis e premiar os utilizadores que cumpram os desafios semanais.
A versão freemium permite aos utilizadores usufruir das vantagens do programa Multicare Vitality por um período de três meses. O nosso objetivo é que as pessoas possam conhecer o programa de forma prática e percebam como ele se distingue pela sua abordagem inovadora, ao mesmo tempo que demonstra o nosso compromisso de sermos um parceiro dos nossos clientes na promoção e prevenção da sua saúde.
A aplicação já está disponível para download nas stores Apple e Android, e convidamos todos a experimentá-la e a começar a sua jornada de saúde e bem-estar com Multicare Vitality.