
Presidenciais: uma corrida só para sexagenários?
A idade média dos três principais candidatos à Presidência é de 65 anos (menos um que a idade de reforma). A Presidência não é um cargo para jovens?
A idade média dos três principais candidatos à Presidência é de 65 anos (menos um que a idade de reforma). A Presidência não é um cargo para jovens?
O aumento da idade da reforma na Dinamarca para os 70 anos eleva a fasquia desta tendência na Europa, que choca de frente com as expectativas dos mais novos.
Atualmente, a idade da reforma é de 67 anos na Dinamarca.
Um líder impopular em busca de humanização e um partido em contrarrelógio, a escrever o programa em cima do joelho, enquanto a oposição interna afia facas. “O Largo do Rato tem andado numa parafernália”, diz um socialista. Como o PS quer construir a alternativa e os nomes ministeriáveis na cabeça do secretário-geral.
A Europa enfrenta desafios internos e externos que ameaçam o seu projeto político e humano baseado na democracia, no Estado de Direito e nos direitos humanos.
Era para se ter formado em engenharia mas acabou por ser entertainer. Tem 65 anos, anda há mais de 40 a imitar vozes, na televisão e nos palcos. Conta que ganhou muito dinheiro, mas também perdeu. Garante que vai continuar até aos 90.
Sem maioria absoluta de nenhum dos blocos políticos, Macron terá de decidir quem nomear como primeiro-ministro, contando entre os candidatos com Mélenchon e Hollande. Certo é que a vitória da extrema-direita acabou por não acontecer e que a extrema-esquerda se fortaleceu no parlamento.
No desporto, como numa empresa, a saída de um líder ou de uma estrela nem sempre é fácil de aceitar pela pessoa em causa. O desporto, contudo, tem uma característica que a maioria das empresas (com a excepção das cotadas em bolsa) não tem: a performance está escancarada perante centenas de milhões de pessoas.
"Podemos ainda não estar no auge dos populismos", alerta especialista Joana Ricarte, que aponta ainda que os jovens se podem estar a afastar do centro devido ao fenómeno de "permacrisis".
Várias autarquias começam a ter oferta de cartões semelhantes aos de seguradoras privadas. É uma resposta inédita à crise no serviço público.
Este valor é superior em três meses ao de 2024, ano em que a idade de reforma se manteve inalterada face a 2023, nos 66 anos e quatro meses.
Seja qual for o candidato do PS, o Governo de saída distribui milhares de milhões em benesses aos mais velhos e menos instruídos (a sua base eleitoral desde os tempos da troika). Resultará nas urnas? Vários especialistas explicam por que é que este Orçamento é eleitoralista.
As mais importantes e duras eleições legislativas na Europa em 2023 opõem os nacionalistas-conservadores do PiS, à procura de um inédito terceiro mandato, a toda a oposição. Toda? Não: a extrema-direita ainda pode ser decisiva.
A opinião de Cristina Vaz de Almeida, presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.
Com o ano letivo a chegar ao fim, a SÁBADO foi fazer o balanço do ano e antecipar as lutas do próximo. Pelo meio, ainda haverá greves aos exames nacionais, mas que estão abrangidas pelos serviços mínimos.
O presidente turco enfrenta novas eleições presidenciais, mas o melhor que pode querer é forçar o adversário a ir à segunda volta. A análise de João Carlos Barradas.