
Cancro: Os novos avanços da medicina
Drogas vivas no corpo durante meses, robôs que operam com menos danos, implantes milimétricos de gelatina, terapias que salvam vidas e estão a tornar crónica a terrível doença.
Drogas vivas no corpo durante meses, robôs que operam com menos danos, implantes milimétricos de gelatina, terapias que salvam vidas e estão a tornar crónica a terrível doença.
Não são só os elevadores que impedem a realização dos transplantes nas crianças, há falta de camas e de profissionais. Cinco pais relatam à SÁBADO a sua angústia.
Menino de três anos estava para ser internado amanhã no IPO, mas pais foram informados que transplante tinha sido adiado por causa da avaria. À SÁBADO, unidade garante que não foram adiados procedimentos pediátricos.
A doença surge cada vez mais cedo e ainda não se sabe porquê. Os tumores em jovens trazem novos desafios: Joana perdeu a possibilidade de ser mãe; Vanda deparou-se com o medo de uma morte precoce; e Daniela vive com o fantasma de voltar a adoecer.
No meio da crise no SNS são cada vez mais as pessoas empurradas para o privado. Os grandes grupos competem com o público até nos tratamentos mais complexos e têm cada vez mais médicos em exclusividade. Mais escolha tem um preço: os portugueses são dos que mais pagam do seu bolso em saúde.
240 animais foram libertados de uma quinta em Humanes, Madrid. Num mês, pelo menos 60 animais foram sacrificados com vista às atividades ilegais.
As crianças chegaram com 10 adultos, acompanhados por uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), composta por um médico, um técnico assistente que fala ucraniano e um psicólogo.
Como estão em todo o País e podem investir em tecnologia, quatro concentram os maiores contratos públicos. Germano de Sousa e Joaquim Chaves são ainda empresas familiares.
Há doentes oncológicos a receberem informações erradas da linha SNS24. Para eles, assim como para pessoas transplantadas ou com doenças crónicas, o isolamento mantém-se nos 20 dias. Razão: têm o sistema imunológico enfraquecido e por isso são mais vulneráveis. E também contagiam durante mais tempo.
Há 10 pessoas no IPO de Lisboa que já deviam ter sido transplantadas. A espera tem riscos: Arthur desenvolveu leucemia.
Teste à covid-19 de "extrema" sensibilidade foi desenvolvido pelo Hospital Geral de Alicante e é capaz de identificar anticorpos em pacientes assintomáticos ou que tiveram ligeiros sintomas da doença.
Bastaram dois eventos tromboembólicos em mais de 140 mil doses para Portugal suspender a vacina da AstraZeneca, mas a incidência destes casos na população geral é 70 a 140 vezes maior que em vacinados. Especialistas avisam: "benefício da vacinação é sempre muito superior ao risco".
Ministério da Saúde revela que, do total das 911 vagas para as áreas hospitalares, 151 correspondem à medicina interna, 68 à anestesiologia, 63 à pediatria médica, 49 à psiquiatria, 47 à cirurgia geral, 43 à ortopedia, 31 à ginecologia/obstetrícia e 30 à pneumologia.
Maioria das vagas é para especialidades hospitalares. aquela que apresenta mais postos de trabalho para preencher é a pneumologia (13), seguida da ortopedia (9).
O despacho, assinado pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, explica que 56 postos de trabalho são para a especialidade de medicina geral e familiar.
A existência de um foco de covid-19 no IPO de Lisboa foi confirmado pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, na conferência de imprensa diária da DGS sobre a pandemia.