A cruzada de Donald Trump na Nigéria
Nas redes sociais, o Presidente norte-americano prometeu ação militar para proteger cristãos – e abriu uma guerra diplomática na região.
Nas redes sociais, o Presidente norte-americano prometeu ação militar para proteger cristãos – e abriu uma guerra diplomática na região.
O presidente norte-americano acusa a Nigéria de não proteger os cristãos de grupos extremistas.
"A posição do Irão sobre a questão nuclear é clara e tem sido repetidamente declarada: o Irão nunca se aventurará no desenvolvimento de uma bomba nuclear", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano.
Preço do gás natural já se faz sentir em alguns países da Europa. Apesar de Portugal não ser, por enquanto, afetado, especialistas ouvidos pela SÁBADO apontam que esta seria uma excelente oportunidade para avançar com os projetos de construção de gasodutos na Península Ibérica.
Vivemos, na invasão da Ucrânia, uma espécie de tempo de vésperas. Setembro será um mês de grandes transformações, e vemos agora o princípio destas. É dentro desse espírito que deve compreender-se a “miniofensiva oficiosa” de Kiev.
Autoridades ainda só recapturaram 10 dos prisioneiros em fuga. Apesar de não terem revelado identidades, sabe-se que na prisão de Suleja estariam membros de um grupo extremista islâmico.
O Boko Haram e, desde 2016, também a sua ramificação, o Estado Islâmico na Província da África Ocidental (ISWAP, na sigla em inglês), mataram mais de 35 mil pessoas e provocaram cerca de 2,7 milhões de deslocados internos, principalmente na Nigéria.
Segundo a Amnistia Internacional o grupo jihadista Boko Haram é o responsável pelos raptos.
A pobreza monetária é um travão ao desenvolvimento social, mas também económico que põe em causa a coesão social. E sem coesão social não se concretiza o conceito de Estado moderno. Mas o que vemos hoje é um País que deixa muitos para trás.
Doze anos após a decisão de atribuição do mundial ao Catar, o mundo muda a um ritmo vertiginoso. A Europa dos valores democráticos e liberais está com crescente dificuldade em lidar com regimes iliberais e tirânicos, que demonstram estarem-se nas tintas para os direitos humanos.
FPF congratulou governo qatari sobre "progressos" em relação a direitos humanos no Mundial. Governo não responde às perguntas da SÁBADO, mas João Paulo Rebelo, ex-secretário de Estado da Juventude e Desporto, admite que o Mundial no Qatar "não é uma página que ilustre o futebol internacional".
Ministério dos Negócios Estrangeiros pede que "se evitem todas as deslocações não essenciais a esta capital" uma vez que a Nigéria foi considerada "um país de muito alto risco do ponto de vista da segurança"
Três romances de excelência – uma tragédia rural com incesto, um retrato da Belle Epoque, um relato sobre escravidão sexual – juntam-se a dois ensaios e a um registo autobiográfico.
Idriss Deby, de 68 anos, morreu enquanto visitava as tropas numa frente de combate contra rebeldes. 24 horas antes foi proclamado vencedor das eleições presidenciais.
A evolução do conflito em Cabo Delgado para alguns não passa de mais um conflito assente em causas endémicas africanas. Para outros, comprova a manipulação da religião, em nome dos interesses e da ganância pela abundância de recursos naturais.
Uma investigação iniciada em Portugal detectou uma célula do EI com ramificações na Europa. O grupo estava a preparar um atentado seguindo instruções vindas da Síria. Um dos elementos foi agora condenado a 30 anos de prisão, em França.