Sábado – Pense por si

António José Vilela
António José Vilela Diretor-adjunto
25 de outubro de 2023 às 20:00

Trabalho e pobreza são uma realidade

A pobreza monetária é um travão ao desenvolvimento social, mas também económico que põe em causa a coesão social. E sem coesão social não se concretiza o conceito de Estado moderno. Mas o que vemos hoje é um País que deixa muitos para trás.

Pelos vistos o Governo tem desde 2022 um plano nacional de combate à pobreza. E com metas poderosas como esta: até 2025, prevê-se tirar 660 mil pessoas de uma vida sem presente ou futuro. Convenhamos que é um objetivo louvável que, na remota hipótese de ser conseguido, não se fará apenas com a injeção do muito dinheiro que se prevê gastar. Em primeiro lugar, é fundamental que não haja dogmas políticos que tolham a visão da realidade ao longo da execução do plano. Depois, é preciso não ficar pelas intenções (como muitas vezes acontece) e investir realmente as verbas em setores como a saúde, a educação, a habitação, a proteção da infância, os apoios sociais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.