Leonel Vieira: "Em Portugal, trabalhamos para afastar o público do cinema"
De regresso à comédia com o novo filme "O Pátio da Saudade", o cineasta critica os apoios do ICA: “Não sei o que querem fazer do cinema português.”
De regresso à comédia com o novo filme "O Pátio da Saudade", o cineasta critica os apoios do ICA: “Não sei o que querem fazer do cinema português.”
Onde está a vitoriosa luta persistente de décadas de Portugal e dos portugueses pelo reconhecimento da independência, de facto e de direito, de Timor-Leste?
No dia Internacional da Memória do Holocausto, o MNE israelita levou uma sobrevivente de Auschwitz a falar a diplomatas acreditados em Jerusalém. Mas trava outra batalha de memória, para manter a do 7 de Outubro, contra a barragem de emotividade nas imagens de destruição que vêm de Gaza.
De que actos criminosos concretos foram acusados os seres humanos que foram obrigados colocar-se de mãos no ar, contra a parede de prédios sitos na Rua do Benformoso, em Lisboa, na zona do Martim Moniz, numa forma demasiado semelhante à que é retratada em fotos tiradas pelos nazis no gueto de Varsóvia, visando os judeus que aí viviam?
A esquerda desejaria que a carga fiscal garantisse uma política social que diminuísse as desigualdades e que preferencialmente dirigisse os recursos para as pessoas que tem menos rendimentos.
Disco, funk, soul: Chaka Khan cantou de tudo e iluminou as pistas de dança. Dia 10 dá um concerto em Portugal, no Cool Jazz. Em entrevista, fala dos 50 anos de carreira, dos sucessos e do futuro.
E também tem as suas musas, como Rosinha (Eliana Rosa). Basil da Cunha continua a filmar um bairro que vai desaparecendo com drama, humor e brilho estético - e agora, também com música. Falámos com ele.
D. Américo Aguiar já é sócio do Vitória Futebol Clube e tem-se reunido com câmaras, partidos, hospitais e fábricas. A SÁBADO acompanhou-o durante três dias.
Independentemente da visita do PR português à “linha da frente”, Lisboa tem tocado as teclas certas na sua política ucraniana. Há muitos portugueses mobilizados, em várias barricadas, para ajudar os agredidos, humilhados, ofendidos e resistentes.
Saúde e educação públicas de qualidade são bases de uma sociedade mais justa e decente, mas são também uma forma de nos tornar mais ricos e de garantir que o essencial não se torna mercadoria sujeita ao lucro.
Rui Rocha fazia humor no Twitter mas diz-se sério na política. Diz que não é um Cotrim B e que a sua candidatura à liderança da IL não foi instantânea, mas é espontânea. Quer uma Iniciativa Liberal muito para além da flat tax e jura que Ventura e PS, nunca.
Ainda sem dados oficiais da polícia, que mobilizou 800 agentes para acompanhar o cortejo e funeral, a Lusa testemunhou no local a caótica debandada, com pessoas desmaiadas e feridas, enquanto muitos outros perderam chinelos e sapatos quando tentavam fugir ao gás.
Ciclo com filmes comentados de realizadores como Scorsese e Lumet decorre às quintas-feiras, até 15 de dezembro, no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa.
Um dos dois romances do líder do Chega tem como protagonista um homem chamado "Luís Montenegro" que é toxicodependente, seropositivo, intelectual, ninfomaníaco e vencedor da Volta a Espanha. Anos depois, um outro Luís Montenegro cruza-se no destino do autor.
Petro Andryushchenko, porta-voz do autarca de Mariupol, apelou na segunda-feira à retirada urgente dos residentes civis da cidade.
Se Gouveia e Melo quer manter a aura pública de salvador da Pátria tem de dosear a vaidade e passar bem mais tempo calado.