
Cidadão do Bangladesh alvo de agressão racista em Guimarães
Vítima de 28 anos foi agredida "brutalmente (...) por quatro indivíduos, por identificar, enquanto falava ao telemóvel", indica movimento cívico. Precisou de assistência hospitalar.
Vítima de 28 anos foi agredida "brutalmente (...) por quatro indivíduos, por identificar, enquanto falava ao telemóvel", indica movimento cívico. Precisou de assistência hospitalar.
A SÁBADO expôs a forma como grupos fascistas se estão a inscrever à paisana para participar no protesto "contra a imigração descontrolada em Portugal", marcada pelo Chega para domingo.
A socióloga e investigadora Thais França acredita que existe em Portugal um sentimento anti-imigração "latente". Manifestação prevista para 3 de fevereiro foi proibida pela CML, mas organizadores convocaram "ação de protesto".
Maioria destes grupos usa logótipos associados a uma grande cruz celta branca sobre um fundo preto, conhecida por ser um símbolo do neonazismo.
Relatório da ONG norte-americana Global Project Against Hate and Extremism avisa que o Chega tem "trabalhado para envenenar o discurso nacional com uma retórica racista, anti-LGBTQ+, anti-imigração e anticigana."
Não há nenhum argumento sério para não considerar Putin e a Rússia culpados e os principais fautores de um ataque à paz, não provocado, não justificado, criminoso.
Duas milícias foram identificadas como os responsáveis pela incursão em território russo. Entre neonazis e russoss anti-Putin, milícias operam à margem do exército ucraniano.
Infiltrou-se em vários grupos de extrema-direita pelo mundo. Nunca foi apanhado, mas já foi ameaçado e empurrado de escadas. Diz que temos de agir agora, porque a ameaça à democracia é real.
Advogado explicou que o antigo dirigente de extrema-direita fez "distribuição de bens alimentares e material sanitário" em solo ucraniano e que "não chegou a combater".
Conselho Superior da Magistratura esclareceu que a decisão tomada pela juíza Catarina Vasco Pires "se trata de matéria jurisdicional, na qual não tem interferência", ou seja, apenas pode intervir quando existe matéria disciplinar, mas não nas decisões dos juízes.
Dois diretores do FSB terão alegadamente sido postos em prisão domiciliária devido à passagem de informações pouco relevantes sobre a Ucrânia. Diretor do Conselho de Segurança ucraniano diz que oito comandantes russos já terão sido despedidos desde o início da guerra.
Na sua rede privada Telegram, o neonazi está a recrutar pessoas para irem combater para a Ucrânia. A ser investigado por crimes de ódio, Machado pediu ao TIC para atenuar medidas de coação, que impossibilitam saída prolongada do País.
Alcindo "não se constrói como um close up de 17 jovens neonazis, mas como um grande plano sobre Portugal". Este foi o filme que Miguel Dores, os colaboradores mais próximos (Filipe Casimiro, operador de câmara, e Beatriz Carvalho, psicóloga do ISPA) e a produtora Maus da Fita realizaram. Diogo Ramada Curto (DRC), a avaliar pelos textos que escreveu no Contacto viu outra coisa.
Antigo dirigente de extrema-direita tinha sido detido na terça-feira por posse ilegal de arma.
Neonazi foi interrogado por um juiz de instrução e vai pernoitar de novo no estabelecimento prisional anexo à Polícia Judiciária.
Vídeo terá sido gravado durante aula, o que é ilegal. Ventura partilhou-o no seu Facebook e desencadeou uma petição pela punição do docente. À SÁBADO, o partido diz não querer prejudicar a carreira de nenhum professor.