Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
08 de junho de 2023 às 18:00

O problema da “paz” imposta pela guerra russa à Ucrânia

Não há nenhum argumento sério para não considerar Putin e a Rússia culpados e os principais fautores de um ataque à paz, não provocado, não justificado, criminoso.

É penoso ver argumentar, se é que isso é argumentar, os partidários da “paz” ligados ao PCP nas suas múltiplas organizações, descendentes directas do sistema mundial de organizações criadas pela URSS. É o caso do Conselho Português para a Paz e a Cooperação, fachada mais activa desse sector da paz e descendente directo do movimento pela “paz” pró-soviético criado nos anos 50. Não tem sido muito eficaz em alargar o apoio à sua visão da “paz” para fora dos círculos do PCP e simpatizantes, mas tem tido um papel em bloquear qualquer debate sobre a guerra e as suas consequências, que é tanto mais necessário quanto essas consequências moldarão a vida mundial e nacional nas próximas décadas. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.