Tuberculose desce nas crianças até aos 5 anos em 2024
Segundo um relatório da Direção-Geral da Saúde.
Segundo um relatório da Direção-Geral da Saúde.
Estão esgotadas em várias zonas do País e são fundamentais para as pessoas acima dos 85 anos. Razão: este grupo responde pior àquelas que são dadas à restante população. Perceba o que está em causa neste explicador.
Miguel Castanho, investigador e professor, explica que apesar da presença do mosquito em território português a situação não é alarmante.
Não faltam argumentos para justificar a gratuidade da vacina contra a pneumonia a todos os maiores de 65 anos. Além de que a melhor estratégia para poupar é prevenir, alerta o especialista da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, José Coutinho Costa.
Do total de 504 casos confirmados de infeção aguda do fígado, 122 estão associados a transmissão através de contacto sexual, distribuídos por várias regiões do País, mas com maior incidência em Lisboa e Vale do Tejo e na Área Metropolitana do Porto, a maioria homens entre os 18 e 44 anos.
Quando se deslocou aos serviços de saúde, o utente já estava "numa fase final da doença, com risco controlado".
Na Semana Europeia da Vacinação, é importante alertar que Portugal não faz parte dos 48% dos países da UE com uma estratégia de vacinação destinada ao adulto. Vamos mudar as estatísticas? Os ganhos em saúde e económicos são comprovados
Na última campanha, a vacinação teve como objetivo proteger cerca de 62 mil crianças. Agora, prevê-se proteger cerca de 76 mil crianças.
Especialistas alertam para a necessidade urgente de medidas preventivas contra o Vírus Sincicial Respiratório, ações que podem salvar vidas e evitar hospitalizações
Diversas Sociedades médicas, incluindo a Sociedade Portuguesa de pneumologia e outras cinco, recomendam medidas preventivas contra o Vírus Sincicial Respiratório para reduzir hospitalizações e proteger grupos de risco.
"Não podemos nunca dissociar os índices de saúde oral do facto de quase 20% da população estar na pobreza", sublinha o bastonário da Ordem dos Dentistas.
"Apenas 20% dos doentes" se enquadram para "fazer um tratamento curativo" através de cirurgia, revela especialista.
A quantidade de água que precisa de beber vai depender do seu grau de atividade física, peso, altura, mas também das condições ambientais em que se encontra. A SÁBADO falou com as nutricionistas Rita Santos e Conceição Calhau que alertam principalmente para os perigos da desidratação.
A Suécia é o único país europeu em que foi detetado um caso importado de mpox clade 1, a variante mais perigosa da doença.
Nova campanha Transmissível pretende acabar com mitos sobre a infeção pelo vírus da imunodeficiência humana. João Brito, presidente da direção da GAT, aborda os mais comuns.
O médico de Saúde Pública e epidemiologista falou com a SÁBADO sobre a forma como a vacinação pode ser utilizada para melhorar o envelhecimento e aumentar a esperança média de vida.