
EUA retomam voos de deportação para a Venezuela no próximo mês
Donald Trump já tinha garantido que a Venezuela passaria a receber todos os seus cidadãos que fossem deportados dos Estados Unidos, incluindo criminosos.
Donald Trump já tinha garantido que a Venezuela passaria a receber todos os seus cidadãos que fossem deportados dos Estados Unidos, incluindo criminosos.
O Consulado Geral da Venezuela em Lisboa sofreu um ataque com um engenho explosivo, que não causou vítimas ou danos de maior.
A administração norte-americana de Joe Biden havia afirmado anteriormente que González foi o mais votado nas eleições, mas sem o reconher oficialmente como presidente eleito.
González Urrutia foi chamado a depor perante o Ministério Público, que o acusou de "alegada prática de crimes de usurpação de funções" e "falsificação de documento público".
O Ministério Público venezuelano, controlado pelo chavismo, acusou González de uma série de crimes relacionados com a divulgação na Internet de documentos que provariam a derrota eleitoral de Maduro na ida às urnas de julho.
Secretário de Estado Antony Blinken fala em "provas esmagadoras". Pelo menos 20 pessoas morreram e 1.200 foram detidas em manifestações após o ato eleitoral.
Venceu as eleições primárias com uma larga maioria e promete combater o presidente venezuelano e levá-lo à justiça. Mas nada garante que possa sequer candidatar-se às eleições.
Banco de fomento venezuelano está desde julho a tentar desbloquear cerca de 10 milhões de euros para comprar vacinas e equipamentos médicos. Mas o Novo Banco não deu ainda sequer resposta aos pedidos de Caracas.
"Petróleo por vacinas, estamos prontos", disse o presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Governo está a ter dificuldades em aceder a recursos financeiros milionários congelados no estrangeiro, querendo oferecer petróleo para "garantir todas as vacinas de que necessita".
O governo de Nicolás Maduro divulgou um áudio em que Guaidó é alegadamente ouvido a negociar, com um representante da Silvercorp, a assinatura de um contrato para realizar ações para derrubar o Presidente venezuelano.
Autoridades de Caracas dizem que a companhia portuguesa também ocultou a identidade do autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, na lista de passageiros.
O presidente venezuelano pediu ao Brasil a entrega de cinco militares venezuelanos retidos no estado de Roraima, acusados de assaltar um quartel militar no sul da Venezuela.
O Governo de Nicolás Maduro alega o "princípio da reciprocidade", após o país da América Central ter feito o mesmo na noite de sábado.
Decisão de Trump constitui a primeira medida de um embargo económico total imposto por Washington, situação que coloca a Venezuela ao mesmo nível da Coreia do Norte, do Irão, da Síria e de Cuba.
"Hoje estamos perto de atingir a mudança na Venezuela", dizia o autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó, para a multidão que enchia a praça Alfredo Sadel, nas Mercedes.
O novo protesto contra o governo de Nicolás Maduro está marcado para o próximo sábado nas ruas da Venezuela. "Hoje a única relação dos venezuelanos com o Estado venezuelano é o terror e os subsídios, nada mais", afirmou Guaidó.