
Acordos de Alvor: como Portugal negociou a independência de Angola
Fechados num hotel do Algarve, com ligações telefónicas cortadas e vigiados por várias forças de segurança, portugueses e angolanos assinaram um acordo histórico – e falhado.
Fechados num hotel do Algarve, com ligações telefónicas cortadas e vigiados por várias forças de segurança, portugueses e angolanos assinaram um acordo histórico – e falhado.
Vinte anos depois de tomar posse como presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso relata os bastidores da sua escolha, recorda os tempos que passou em Bruxelas e coloca-se de lado na corrida à Presidência da República, que diz ser a maior honra que um português pode ter.
Durante hora e meia, ouvi advogados relatar episódios da mais brutal violência policial e civil contra jornalistas que ousam ser isentos. Contaram cenas recorrentes de agressões físicas em público e em privado, que chegam a ameaçar a vida dos repórteres.
O caso poderá envolver o próprio governante, os dois filhos e um sobrinho. Uma denúncia apontou às autoridades contratos de prestação de serviços com empresas chinesas e portuguesas e a compra de imóveis e carros de luxo em Cascais e no Porto.
Tribunal de Barcelona defende que a morte se deveu a causas naturais. Investigação judicial foi aberta após alguns filhos terem levantado hipótese de negligência.
Uma das filhas do ex-Presidente de Angola José Eduardo dos Santos está a avaliar uma queixa nas instâncias europeias por violação de Direitos Humanos.
A guarda do corpo era disputada por duas fações da família dos Santos. Juiz atribuiu-a à mulher do antigo presidente de Angola, Ana Paula dos Santos.
A filha de José Eduardo dos Santos diz que o seu pai era "um alvo a abater". Disse ainda não "saber" se Isabel dos Santos vai a um possível funeral organizado pelo Estado angolano.
"A família do engenheiro José Eduardo dos Santos, que agradece todas as mensagens de carinho, apoio e as orações que tem recebido, solicita que, neste momento tão difícil, seja respeitada a sua privacidade", indica comunicado.
Carta do BESA enviada ao antigo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, refere que o antigo líder do banco, Álvaro Sobrinho, não tinha "efetiva vontade ou capacidade" de resolver os problemas criados pela sua gestão, o que levou ao pedido de ajuda do BES ao Estado angolano, em 2013.
O documento, a que a SÁBADO teve acesso, deixa claro que o gabinete do presidente escapou à implementação do RGPD (falta explicar por quê). Rússia foi informada 27 vezes. Israel e Angola: 9. China e Arábia Saudita: 2. Irão: 1
Seis meses depois de ter ficado viúva, a empresária angolana mostra-se agora mais magra, com novo visual e mensagens enigmáticas.
O braço de ferro durou anos. Houve pressões, jogos de bastidores e muito dinheiro envolvido. Os milhões de Angola colocados na banca nunca tiveram uma origem bem definida: eram do Estado e de figuras poderosas do regime liderado por José Eduardo dos Santos. Estas são as histórias dos esquemas cruzados, offshores, lavagem de dinheiro e relações perigosas.
Depois do “caso BES”, um dos próximos passos do Ministério Público é o banco angolano, rodeado de histórias de levantamentos de milhões em numerário, advogados e reuniões escaldantes. SÁBADO revela documentos até hoje em segredo.
O ministro das Relações Exteriores angolano disse que a ampla cooperação do seu país com a China torna Angola num país de risco em relação a ser afetado pelo novo coronavírus.
A responsável da Transparência Internacional para o sul de África considerou que os Luanda Leaks estão a provocar "ondas de choque", nomeadamente em África.