Do guarda-redes que treinava com coelhos ao goleador de fato: figuras e histórias do clássico na Taça
FC Porto e Benfica medem forças esta quarta-feira num clássico repleto de memórias.
FC Porto e Benfica medem forças esta quarta-feira num clássico repleto de memórias.
O antigo futebolista está a recuperar de um AVC que sofreu em 2022 e lhe afetou a fala. Ele lembra o início no Sporting, o sucesso no FC Porto, as dificuldades no Real Madrid e os problemas de saúde que teve de enfrentar.
Esta semana voltamos a contar com o convidado especial Carlos Torres, editor de desporto da SÁBADO, para analisarmos o sorteio da 3ª pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões e os reforços de verão - os que já vieram, os que há muito estão prometidos e os que ainda não foram. Já fora de campo continuam os casamentos e as férias de alguns jogadores, que por cá quase todos já estão em estágio. Houve ainda tempo para revelar as qualidades do filho mais velho de Paulo Futre.
Com o jogo deste domingo, será a nona vez que águias e leões se defrontam na partida decisiva da prova-rainha, com os encarnados em vantagem: ganharam seis. Fomos à procura de curiosidades e figuras destes jogos, desde o primeiro frente a frente, com um hat-trick de Rogério Pipi, o jogador com mais golos nas finais, até ao bis de João Vieira Pinto, no tristemente célebre dia em que um adepto foi morto por um very light.
O Sporting tem a história e a estatística a seu favor, mas o Benfica é o único que sabe o que é ultrapassar o líder e festejar mesmo no fim. Se leões e águias terminarem com os mesmos pontos, será a sétima vez que os dois primeiros acabam empatados, apurando-se assim o campeão pela vantagem no confronto direto.
D. Afonso Henriques ganha por unanimidade, surgindo a seguir ao rei-fundador outra personagem centenária: o poeta Luís Vaz de Camões. Em 3º lugar já temos alguém da História mais recente: Ramalho Eanes. Com base numa sondagem inédita feita para a SÁBADO, que aponta quais as pessoas mais relevantes ao longo dos 900 anos de Portugal, deixamos-lhe aqui o retrato das 9 principais figuras.
Antigo responsável pelo departamento de formação do Sporting tinha 77 anos.
Em 90 anos de campeonato, a única vez que o Benfica venceu de goleada no terreno do FC Porto foi em 1974/75 (3-0). E houve outra vitória folgada na Taça de Portugal. Com as equipas em fases distintas (as águias seguem mesmo com oito vitórias consecutivas), como será este domingo?
Não, longe disso. Já houve 20 épocas em que tinha piores resultados à 26ª jornada. E dificilmente baterá os recordes negativos de 1969/70, quando terminou em 9º lugar. Mas há o risco de ficar fora do pódio, algo que não acontece há 50 anos.
Agora que um capítulo se fecha com a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, talvez o mínimo a exigir à nova direcção é que abra outro como Pinto da Costa abriu quando chegou ao clube há 42 anos. Nesta vida, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. E a camisola que não dei ao meu filho já está reservada para o meu neto.
Trazem magia e criatividade e podem decidir um jogo sozinhos. A pedido da SÁBADO, Futre, Domingos, Folha, Diamantino, Dominguez e João Alves elegem os maiores dribladores da atualidade.
Começou no Damaiense, onde foi apanhado sentado na barra da baliza, e a primeira vez que falou com Rúben Amorim estava de castigo, a limpar o lixo do campo. Com apenas 17 anos, Geovany Quenda é a nova pérola dos leões.
Começou pelo voleibol e só aos 23 anos é que se tornou profissional no futebol. Campeão no Benfica e no FC Porto, lembra os momentos marcantes: da mentira que o levou a ser avançado aos golos marcados com um osso partido.
Aos 52 anos, Paulo Catarino vai competir pelo 34º clube diferente. Já jogou em todas as divisões, da I Liga ao campeonato do INATEL, e soma 317 golos. O próximo será dedicado ao neto bebé. A trabalhar num gabinete de apoio social, admite que agora já pouco corre. "Sou um rato de área".
Sim, mudo de canal sempre que aparece o comentador Futre, Bernardo sabe do que fala e nunca houve confronto entre os gigantes Ronaldo e o Mbappé, porque um já não o é. Seja qual for o resultado.
No 15º jogo a valer um troféu entre FC Porto e Sporting, será que Gyökeres, Pote, Taremi ou Evanilson vão ser decisivos no Jamor, ou a Taça de Portugal vai voltar a ser palco dos heróis improváveis, como Tiuí ou Rui Jorge?