Há 20 anos
Os partidos não melhoraram muito na seleção e promoção dos seus eleitos. Os eleitores também não.
Os partidos não melhoraram muito na seleção e promoção dos seus eleitos. Os eleitores também não.
Permanece a ideia insustentável, sibilina, de uma manipulação sombria da justiça contra Sócrates, contra o que ele poderia representar.
Durão foi para Bruxelas, o único governo com um primeiro-ministro que não passou por eleições durou cinco meses e o Presidente Sampaio tomou duas decisões polémicas. Pelo meio, e já alvo de uma investigação judicial iniciada nesse ano, subiu quem marcaria o futuro: José Sócrates.
Têm 1,2 milhões de seguidores e há quem espere quatro horas para conseguir comprá-los em saldos. Passaram pela cozinha de Marilyn Monroe e por séries como Friends.
A violação do segredo de justiça alimenta uma constante mediatização, que leva a julgamentos populares e ao sentimento que "na política são todos uns gatunos". Pior que este sentimento é a sua normal e perigosa conclusão "de que o era preciso era alguém que limpasse isto tudo".
Sócrates concretizou mesmo alguns dos seus sonhos mais húmidos em matéria de controlo da comunicação social. Meteu os seus homens na Global, Joaquim Oliveira, primeiro, e depois usou das influências do advogado Proença de Carvalho.
Quando chegamos à Operação Influencer percebemos, com profunda náusea, que um advogado de negócios e um gestor com escasso vocabulário, representantes da empresa de Sines, têm via verde junto de ministros, com quem almoçam e vão para os copos.
Conheceu Lacerda Machado em Macau, foi advogado do primeiro-ministro na ação contra o ex-governador do Banco de Portugal e de Luís Filipe Vieira e assessor para Jorge Sampaio na Presidência.
As sessões do espetáculo são diárias e gratuitas?
Não tem de decidir já. Aliás, leia com atenção e decida depois. Apresentamos-lhe 16 geladarias – entre novas e clássicas, entre Lisboa e o Porto – onde o verão e o calor têm um sabor diferente.
A juíza conselheira Maria Teresa Féria de Almeida, líder da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, considera que Pedro Frazão usou "linguagem atentatória da honra" contra a deputada Joacine Katar Moreira.
Defenderam acusados da Operação Marquês, representaram Isabel dos Santos e atuaram no caso de Pedrógão Grande. Conheça os advogados que defendem os arguidos na operação Cartão Vermelho.
Não tenhamos ilusões: Berardo não é apenas o clown do sistema. Ele é o próprio sistema, que tremeu um bocado em 2014, com o fim do GES/BES e a prisão de Sócrates, mas sobrevive agarrado ao velho amiguismo do poder.
Sim, acabe com ele, pois corporiza a dualidade, um problema sério da justiça, quiçá da democracia nacional.
A Operação Marquês é uma autópsia fina do que foi o poder político e económico que implodiu em 2014, do seu uso amoral e criminoso, muito mais do que um espelho do anacronismo judicial.