Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
25 de novembro de 2023 às 10:00

Quando o Galamba quer tudo a mexer

Quando chegamos à Operação Influencer percebemos, com profunda náusea, que um advogado de negócios e um gestor com escasso vocabulário, representantes da empresa de Sines, têm via verde junto de ministros, com quem almoçam e vão para os copos.

O ambiente de promiscuidade clientelar que tem vindo a golpear o interesse público está, há muitas décadas, evidenciado em alguns processos judiciais. Só não vê quem não quer. Um dos mais marcantes foi o processo Portucale, o famoso caso do abate de sobreiros em Benavente, que, em 2004, também abriu a porta para os indícios de corrupção na compra dos submarinos, no licenciamento de empreendimentos turísticos e na concessão de autoestradas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.