Explosão de foguetão de Musk colocou vários aviões em risco. Pilotos declararam 'Mayday'
Episódio refere-se ao lançamento e à explosão de um foguetão em Janeiro que espalhou destroços pela região das Caraíbas e causou perturbações ao tráfego aéreo.
Episódio refere-se ao lançamento e à explosão de um foguetão em Janeiro que espalhou destroços pela região das Caraíbas e causou perturbações ao tráfego aéreo.
A empresa SpaceX lançou com sucesso 28 satélites Starlink para órbita baixa da Terra a bordo de um foguetão Falcon 9, a partir da base de Vandenberg, na Califórnia. A missão integra o esforço contínuo para expandir a constelação de internet global da marca.
Blue Origin já havia tentado este lançamento em janeiro, mas fracassou. Agora, com este sucesso, a empresa de Jeff Bezos demonstra ter capacidade para competir com a SpaceX de Elon Musk.
A agência espacial japonesa (Japan Aerospace Exploration Agency, JAXA) lançou com êxito o foguetão H‑3 Rocket, transportando a cápsula de carga HTV‑X1 rumo à Estação Espacial Internacional. O lançamento decorreu no centro espacial de Tanegashima e permitirá o envio de mantimentos e equipamento científico para a estação.
O primeiro foguetão de fabricação australiana a tentar alcançar a órbita a partir do solo foi lançado esta quarta-feira e realizou apenas 14 segundos de voo, falhando o objetivo.
A empresa do multimilionário Elon Musk explicou que o foguetão "teve uma grave anomalia" ao final da noite, no momento em que estava na plataforma de testes para se preparar para o décimo teste de voo na 'Starbase'.
Depois de levar uma tripulação exclusivamente feminina em que Katy Perry fazia parte, a New Shepard da Blue Origin levou mais seis pessoas numa viagem curta ao espaço.
Musk tem vendido a ideia de que, com a Starship, a humanidade poderá "colonizar" Marte, um planeta no qual apenas 18 missões espaciais aterraram, todas elas não tripuladas.
O foguetão da Blue Origin teve entre as tripulantes a cantora Katty Perry. Voo partiu esta segunda-feira do Texas e durou 11 minutos.
Voo tinha como missão ajudar a startup Isar Aerospace a obter o máximo possível de dados e informação sobre o comportamento do Spectrum.
O objetivo, alcançado, era conseguir recuperar o propulsor da nave espacial através de uma espécie de braços na torre de lançamento.
Foguetão descolou esta terça-feira às 20 horas portuguesas.
O lançamento, da base espacial europeia, em Kourou, na Guiana Francesa, está previsto para entre as 19h e as 23h (hora de Lisboa).
Esta foi a primeira vez que a nave espacial voou à volta do planeta, mas o contacto perdeu-se no momento em que a nave reentrou na atmosfera, presumindo-se que se tenha incendiado ou desintegrado na reentrada da mesma.
O "Aeros" seguirá a bordo de um foguetão Falcon 9, que descolará da base da empresa SpaceX de Vandenberg às 21h18, hora de Lisboa.
30 anos depois do PoSat-1, o segundo satélite português, o MH-1, vai ser lançado através de um foguetão da Space X, do empresário Elon Musk.