A peste espanhola
A promiscuidade entre partidos, operacionais políticos e obras públicas não é exclusiva do país vizinho.
A promiscuidade entre partidos, operacionais políticos e obras públicas não é exclusiva do país vizinho.
Das aventuras da Tutti-Frutti às desventuras do Bloco, o financiamento ilegal dos partidos é um consenso de regime.
Ex-presidente francês de 69 anos viu o Supremo confirmar a pena no processo em que foi condenado por corrupção e tráfico de influências. Em 2025, o Tribunal de Cassação deverá também pronunciar-se sobre o recurso de Nicolas Sarkozy contra a sua condenação a um ano de prisão, incluindo seis meses de prisão, por gastos excessivos na campanha presidencial que perdeu em 2012.
Figura decisiva e também divisiva, Soares esteve em praticamente todos os momentos-chave da vida política portuguesa, antes e sobretudo depois do 25 de Abril. Há muita luz, mas também alguma sombra no seu enorme legado.
Faz 'coaching' a título pessoal a uma ministra, presta apoio a escolhas para o gabinete de outra, vai em visitas aos bastidores do poder “para ir ver amigos”. O Governo e Cunha Vaz, uma das principais figuras no mercado das agências de comunicação, estão numa relação - informal.
A transação de 104 lingotes de ouro, os 180 milhões em fuga ao fisco de um comissionista, uma cátedra da mulher paga por um empresário ajudado pelo Governo e a acusação judicial a um ex-ministro: o caso Koldo (e as suas muitas ramificações) salpica o governo e o PSOE. Relatório da Guardia Civil visando ex-ministro Ábalos traz novas revelações.
DIAP do Porto tem um processo aberto, com o caso da vivenda Aleluia na mira. E a Entidade das Contas vai fazer uma análise externa especializada.
A SÁBADO recebeu o seguinte direito de resposta de João José Barragàn Pires, em relação ao artigo de opinião de João Paulo Batalha.
O Facebook é a rede social dos mais velhos. A SÁBADO falou com alguns que não passam sem esta rede social.
É surreal: o novo fiscal das contas dos partidos veio de uma empresa condenada por financiamento ilegal ao PSD.
A lixeira de outdoors e cartazes de campanha gera um gasto obsceno em poluição visual e política. E convida a dinheiro sujo.
Numa espécie de consenso (ou conluio) de regime, os partidos e o Tribunal Constitucional estão a desmantelar os controlos sobre o dinheiro na política.
A casa do ex-líder do PSD e a sede do partido estão a ser alvo de buscas pela Polícia Judiciária.
Ex-presidente do PSD é suspeito de contratar assessores e pagar através da Assembleia da República.
Fez fortuna na construção civil, no futebol e na comunicação. Foi primeiro-ministro de Itália, esteve envolvido em escândalos sexuais e financeiros e ofendeu meio mundo, da política às artes. O Cavaleiro, ou o Caimão (como também era conhecido), morreu a 12 de junho, deixando um rasto de polémicas, misoginia, condenações, processos arquivados, ligações à Máfia e histórias mal contadas.
Antigo presidente de França tinha recorrido de uma decisão tomada em 2021. Insiste que irá recorrer mais uma vez.