Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
11 de outubro de 2023 às 08:00

A Entidade das Contas furadas

Numa espécie de consenso (ou conluio) de regime, os partidos e o Tribunal Constitucional estão a desmantelar os controlos sobre o dinheiro na política.

Ninguém reparou, mas a última eleição na Madeira fez-se sem um regulador do financiamento político a funcionar em pleno. Numa votação em queestava em causa a renovação de uma maioria absolutaliderada pelo partido que governa a região ininterruptamente há 47 anos, o controlo sobre o financiamento da campanha eleitoral fez-se com um regulador manco. Numa região em que o caciquismo é arte antiga, o Governo se confunde com o partido e o poder político vive em proximidade excessiva (para não dizer promiscuidade total) com os grandes grupos económicos locais –incluindo na gestão de uma conveniente praça offshore–, a fiscalização dos dinheiros de campanha, que já não é famosa para começar, esteve desfalcada.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.