Sábado – Pense por si

7
Susana Lúcio

As melhores cidades para viver em Portugal

Segurança para passear à noite na rua em Braga, inovação tecnológica e tranquilidade no Fundão, viver, trabalhar e divertir-se num raio de 15 minutos em Lisboa e assistir ao mais bonito pôr do sol em Alcochete. Estes são alguns dos motivos que levaram famílias a fixarem-se nas melhores cidades para viver em Portugal.

Maria Henrique Espada

Cavaco Silva, 1985: A mãe de todas as minorias

Com 29,8%, poucos ministros (13), falta de cinzeiros, muitos políticos imberbes, outros tantos desconhecidos, medidas em catadupa e uma tática clara: ser forçada a sair e nunca se pôr a jeito. Marques Mendes, Santana Lopes e Durão Barroso partilhavam um corredor. Marcelo entrevistou Cavaco. E quem caiu foi a oposição.

Bruno Faria Lopes

EFACEC: a tragédia para os contribuintes, em cinco atos

A história que levou o erário público a empenhar 360 milhões de euros na EFACEC não começa na nacionalização decidida em 2020. Envolve a família Mello, a banca, uma “princesa” angolana – e a típica gestão no Estado.

Raquel Lito

Bons negócios: vende-se casa com inquilino lá dentro

Chegam a pagar metade pelo imóvel e não se importam de esperar que fique desocupado. Vanessa Ferreira está radiante com a compra que fez por 170.000 euros no centro de Lisboa. Esta é uma forma para dar a volta à crise.

Lucília Galha

Bruno Maia: "Já existem mais hospitais privados do que públicos"

No livro "O Negócio da Saúde", o médico neurologista expõe a forma como os grupos de saúde privados têm crescido com o mau funcionamento do setor público. À SÁBADO, o também militante do Bloco de Esquerda, fala ainda sobre a promiscuidade entre os dois setores e sobre a escolha deliberada de suborçamentar o SNS.

Markus Almeida

A dança de regresso à Gulbenkian

Com curadoria de João dos Santos Martins, o ciclo P de Dança mostra mais de 20 peças criadas na última década com apoios da Fundação. Para ver entre 24 de junho e 4 de julho nos auditórios da Gulbenkian.

Alexandre R. Malhado

A escola de nomeações da Juventude Socialista

Miguel Costa Matos será eleito, este fim de semana, como o novo secretário geral JS, uma estrutura que nos últimos anos serviu de plataforma para "tachos" na administração pública. Saiba quais.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h