Sábado – Pense por si

Sofia Parissi

A nova vida dos jogos de tabuleiro

Com cada vez mais fãs, os jogos de tabuleiro não ficaram no passado. Falámos com lojas, marcas e criadoras de jogos sobre a recuperação deste passatempo.

Vanda Marques

Subornos e lutas: os conclaves mais polémicos

Hoje tudo se decide à porta fechada – cum clave, daí vem o nome –, sem contacto com o exterior, mas durante séculos não foi assim. Os cardeais podiam sair, por isso algumas eleições demoraram mais de dois anos. Houve intrigas, corrupção, violência e até o veto de um imperador.

Vanda Marques

A duquesa que não nasceu rainha

Rezava várias vezes por dia, saía pouco e vivia numa corte “em guerra”. Perdeu os dois irmãos m uito jovens e tornou-se essencial arranjar-lhe um casamento – o futuro do País estava em jogo

Bruno Faria Lopes

A armada espanhola e os desafiadores ingleses: outra surpresa?

Há pontos táticos em comum, alguns, entre o pré-batalha em 1588 e o pré-jogo em 2024. Pode haver uma surpresa, como há 436 anos, mas pelo menos não haverá motivos para que o Rei Filipe, desta vez o VI, se feche dias a fio em luto como o seu antepassado fez. It’s only football!

3
Filipa Vaz Teixeira

Um Shakespeare “mal-amado” no Porto

A má liderança por governantes fracos está no cerne da peça que Marcos Barbosa encena no Teatro Carlos Alberto, no Porto, uma das menos apreciadas e representadas do famoso dramaturgo inglês, O Rei João.

marcelo rebelo de sousa
Margarida Davim

Marcelo é o sapo que o CDS tem de engolir?

Conselho Nacional decide este sábado o apoio à recandidatura do Presidente da República. Mas o tema divide os centristas. E são poucos os que se entusiasmam com este candidato.

Susana Lúcio

O pasteleiro que fingiu ser D. Sebastião

Era alto, louro e tinha olhos azuis como o jovem rei que morreu em Alcácer-Quibir. O impostor garantiu no cadafalso que morria por ser o rei português

6
Filipe Lamelas

Plovdiv, a cidade búlgara da diversidade

A história de Plovdiv, na Bulgária, começa há milhares de anos e crê-se que seja a cidade permanentemente habitada mais antiga da Europa (e uma das mais antigas do mundo). É ainda a Capital Europeia da Cultura de 2019.

A boa e má radicalização

Uma das similitudes com o ocorrido no Estado Novo é o Presidente chamar-se Marcelo. O anterior levou 6 anos a originar uma revolução e o atual caminha para uma evolução na continuidade muito afetuosa na linha das conversas em família do Marcelo I.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.