Cinco presidentes, 43 candidatos e mais de 49,84 milhões de votos
Desde as presidenciais de 1976, os eleitores puseram nas urnas 49,84 milhões de votos. A eleição em que participaram mais eleitores, em termos absolutos, foi a de 1986.
Desde as presidenciais de 1976, os eleitores puseram nas urnas 49,84 milhões de votos. A eleição em que participaram mais eleitores, em termos absolutos, foi a de 1986.
Há corrida para Belém? Então, há chatices no largo do Rato (a não ser que o candidato esteja à procura da reeleição). Por causa das Presidenciais, suspendeu-se o pai fundador, criaram-se fações num sótão e estragaram-se belas amizades.
Fernando Nobre e Sampaio da Nóvoa foram os dois casos vindos de fora do mundo partidário a montar candidaturas com expressão. Mas é difícil: é preciso boa vontade, trabalho voluntário e contrariar uma lei que não está feita para eles. Gustavo Cardoso defende um “estatuto do candidato” para equilibrar a corrida para os independentes.
Excetuando o burlesco das habituais candidaturas às Presidenciais – de gente sem tino a gente com tino que parece não o ter –, há muito que está em cima da mesa um marinheiro com jeito para liderar tripulações de submarinos e organizar campanhas de vacinação.
PSD e PS não têm um nome vencedor para apresentar ao eleitorado e resta-lhes encontrarem candidatos de recurso para suceder a Marcelo Rebelo de Sousa. É neste quadro que se torna interessante e possível o surgimento de candidaturas como a do Almirante Gouveia e Melo.
José Pedro Aguiar-Branco, nome proposto pelo PSD, conseguiu 89 votos a favor, ainda longe dos 116 necessários.
A Assistência Médica Internacional amealhou tanto dinheiro que entrou no negócio do turismo e imobiliário. Diz que é uma estratégia para estar imune às crises.
Deputados votam esta quinta-feira os vice-presidentes da Assembleia da República. Tudo indica que só o Chega verá chumbados os seus candidatos. Mas até onde pode ir este cordão sanitário em torno do partido de André Ventura?
Até dia 9 de fevereiro o apuramento geral dos resultados de todos os círculos eleitorais deverá estar terminado, com os círculos da emigração a serem os que demoram mais tempo
Fundador da Assistência Médica Internacional participou e discursou numa manifestação de negacionistas no Parlamento.
Médico, fundador da AMI e ex-candidato presidencial, atacou médicos que ganham mais por trabalharem nos covidários (o que é falso) e disse que teve covid e que se curou (e à mulher e à filha) com azitromicina, hidroxicloroquina e ivermectina (fármacos já comprovadamente ineficazes).
Em 2020 a Mercadona doou 1.200 toneladas de alimentos. Este acordo permite alargar a ajuda prestada a um maior número de pessoas carenciadas.
As eleições presidenciais arriscam-se a ser pouco mais do que um simulacro, conduzido num país que encolhe os ombros e passa à frente. E não, a culpa não é toda da pandemia.
Antigos candidatos a Belém requerem a intervenção do TC para "minimizar e mitigar os defeitos" que apontam ao processo das eleições presidenciais.
Se se repetirem os prazos de há quatro anos, a tomada de posse da XIV legislatura poderá realizar-se na penúltima semana de outubro.
Pedro Tadeu Costa diz que como militante tem "obrigação de participar nas campanhas" para que o PS possa ter "o melhor resultado possível.