Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
27 de novembro de 2024 às 18:00

Os candidatos à presidência

PSD e PS não têm um nome vencedor para apresentar ao eleitorado e resta-lhes encontrarem candidatos de recurso para suceder a Marcelo Rebelo de Sousa. É neste quadro que se torna interessante e possível o surgimento de candidaturas como a do Almirante Gouveia e Melo.

A mais de um ano das próximas eleições presidenciais está a ser lançada, como habitualmente, uma série de nomes de potenciais candidatos a ocupar o cargo de chefe de Estado. Alguns deles são regularmente aventados como eventuais presidenciáveis, mesmo que no final nunca vão a jogo, servindo essa indicação para manter uma importância artificial no comentariado. Outros, com um fraco currículo político lançaram-se à discussão através de um amigo bem colocado ou de uma entrevista oportunamente amigável para testarem como a sociedade civil e a bolha político mediática reagem. Alguns andam há anos em campanha disfarçada. Uns poucos veem a comunicação social insistir na sua eventual candidatura mesmo que, por mais de uma vez, tenham já dito que chegar a Belém não faz parte dos seus planos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 1074
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.