
Tribunal Constitucional invalida eleição de órgãos na penúltima convenção do Chega
Tribunal julgou "procedente" a ação de impugnação, declarando "inválida a eleição dos órgãos nacionais na V Convenção Nacional do partido Chega".
Tribunal julgou "procedente" a ação de impugnação, declarando "inválida a eleição dos órgãos nacionais na V Convenção Nacional do partido Chega".
Era do PSD e votava em Sócrates, mas foi no populismo que vingou. Ressentido com uma “traição” de Montenegro, Ventura demitiu-se de vereador em Loures e criou o Chega com amigos – que já saíram do partido. Uma história com falsificações, dívidas pagas pelo próprio e “facadas nas costas”.
O TC nota ainda que o Chega tem "objetivamente dificultado o exercício do direito de impugnação dos militantes".
Ao lado de André Ventura, Jorge Castela fundou o Chega. Já longe do partido, o advogado, economista e primeiro ideólogo da estrutura fala sobre a incompetência que provocou a atual crise estatuária e crítica a posição pró-ucraniana do partido.
Embora tenha explicado que o partido ainda não foi notificado da decisão do TC, Ventura assegurou que "a situação do partido mantém-se exatamente na mesma e mantêm-se todos os órgãos até uma decisão final".
O presidente do Chega quis realizar esta Convenção electiva porque com estas novas medidas decididas no Conselho Nacional agora invalidado, teria na sua mão não somente esta Convenção, mas também o Conselho Nacional e todos os órgãos do partido, porque para aqueles em que poderia perder controlo (Distritais e Concelhias), conseguiu adiar as eleições por mais um ano.
Juízes conselheiros consideraram convocação da última reunião magna do partido inválida. Partido marcou congresso com conselho nacional de "composição ilegal".
Tribunal ia decidir esta segunda se antigo chefe de gabinete de Ventura terá de indemnizar BE em 20 mil euros por post de Facebook, mas greve adiou. Nuno Afonso garante à SÁBADO estar "tranquilo"
Suspensos pela “lei da rolha” do Chega organizam-se à volta de Nuno Afonso, ex-chefe de gabinete de Ventura. A cúpula vai decidir em reunião se expulsa da direção do partido o fundador.
Presidente da Mesa da assembleia da distrital de Setúbal do Chega, Bento Marçal Martins, soube este sábado à noite que tinha sido suspenso provisoriamente
Diretiva do líder ameaça com suspensão militantes que critiquem o partido nas redes sociais, imprensa e "seja em que contexto for"
Hugo Ernano matou um jovem de 13 anos durante uma perseguição a um carro em fuga, após assalto e foi condenado a nove anos de prisão por homicídio. Após recursos, o Supremo Tribunal acabou por ditar pena suspensa de quatro anos.