Sábado – Pense por si

Lucília Galha

Este país não é para grávidas

Urgências fechadas, gravidezes de risco sem vigilância, quem consegue pagar faz ecografia – quem não pode, é abandonada à sua sorte. Um raio-X da Obstetrícia em Portugal.

“Hoje há greve!”: a perda para quem aprende, contada por uma aluna

Maria Rita Antunes, estudante do 10º ano no Agrupamento de Escolas Filipa de Lencastre, em Lisboa, descreve na primeira pessoa o que vê do lado dos alunos sujeitos aos fechos constantes, causados pelas greves dos auxiliares: os testes perdidos, a desorientação dos mais novos, as preocupações sobre a igualdade no acesso ao ensino. O STOP tem um pré-aviso de greve para amanhã. É o sétimo desde o início do ano letivo. O Governo ainda não se sentou com os sindicatos.

Bons costumes

À espera da pandemia

Apesar dos apelos à calma, vigilância e prevenção, é de temer uma vaga alarmista de que as autoridades da China, responsáveis pela ocultação da eclosão da epidemia de coronavírus em Wuhan, em Dezembro 2019, deram os primeiros sinais.

Gabriela Ângelo com Maria Henrique Espada

Fechos de urgências vão agravar-se no fim de semana

As férias aumentaram os constrangimentos no SNS. Contudo, é nos próximos dias 10, sábado, e 11, domingo, que se vai sentir um ligeiro agravamento, especialmente nos serviços de ginecologia e obstetrícia. Margem Sul fica a zeros durante cinco dias seguidos. E Leiria não abre antes de dia 19.

Raquel Lito

Nos bastidores do novo canal Now

Fica na posição 9 e promete mostrar um António Costa otimista a fazer perguntas. No estúdio de 200 m2, jornalistas e pivôs testam os equipamentos e fazem noticiários em atualização permanente, sem repetições. Estreia na próxima segunda-feira, dia 17. Veja o vídeo.

Lusa

SNS anuncia funcionamento de 43 urgências de ginecologia e obstetrícia até março

No mapa da rede de serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia referente ao 1.º trimestre de 2024, a DE-SNS indica que das 28 urgências que estarão a operar de forma constante todos os dias da semana, 13 encontram-se na zona Norte, sete no Centro, três na região de Lisboa e Vale do Tejo, três no Alentejo e "pelo menos uma" no Algarve.

Profissionais de saúde com "prognóstico reservado"

Um estudo feito aos médicos, enfermeiros e farmacêuticos portugueses revela que, tal como na Eurpa, as más condições laboriais e salariais, o cansaço e o stresse estão a gerar uma enorme crise e a pôr em causa a qualidade dos cuidados de saúde.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.