O Irão na via do martírio
A aceitação do princípio de «guerra preventiva» e a violação impune, à semelhança do que ocorre na Ucrânia, da interdição de ataque a instalações nucleares civis, é, desde já, uma das mais perigosas consequências da guerra.
A aceitação do princípio de «guerra preventiva» e a violação impune, à semelhança do que ocorre na Ucrânia, da interdição de ataque a instalações nucleares civis, é, desde já, uma das mais perigosas consequências da guerra.
"A posição do Irão sobre a questão nuclear é clara e tem sido repetidamente declarada: o Irão nunca se aventurará no desenvolvimento de uma bomba nuclear", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano.
O autor testemunhou no julgamento do homem que o tentou matar em agosto de 2022. Quando lhe perguntaram quantas vezes tinha sido esfaqueado, afirmou: "Eu não estava a contar".
O conceito de “guerra paralela” começou a circular com mais intensidade pela mão do coronel John Warden III, arquiteto do “domínio aéreo” na Operação Tempestade do Deserto. Regressa agora, e aplica-se da Ucrânia a Gaza.
Numa primeira entrevista depois de ter sido vítima de um ataque de morte, o autor diz-se "grato à vida" e que "o que acontece amanhã é mais importante que o que aconteceu ontem".
O autor, que tinha sido alvo de ameaças de morte por parte do Irão, foi esfaqueado no pescoço durante palestra em Nova Iorque.
O campo de batalha está a ferro e fogo. Os últimos dados divulgados por organizações de direitos humanos iranianas indicam mais de 230 pessoas mortas, incluindo mais de 30 crianças.
Último artigo sobre as lições da agressão à Ucrânia, do ponto de vista militar. Desta vez, a batalha naval.
O ataque já foi considerado por muitos políticos e escritores como um atentado à liberdade de expressão. Joe Biden elogiou os "ideais universais" do escritor que tem "a capacidade de compartilhar ideias sem medo".
Estado de saúde do escritor é crítico, uma vez que está ligado ao ventilador e poderá perder um olho.
Hadi Matar comprou um bilhete para a palestra em que Salman Rushdie era orador e esfaqueou-o no pescoço e abdómen.
Em 1989, o aiatola Khomeini decretou que Os Versículos Satânicos ofendia o Islão e apelou à morte do seu autor. Durante quase 30 anos, Rushdie teve de andar na clandestinidade. Foi esfaqueado no pescoço e está a ser operado.
Escritor alvo de ameaças de morte por parte do Irão foi atacado antes de dar uma palestra nos EUA. Foi transportado de helicóptero para o hospital.
Lars Vilks tinha 75 anos e morreu quando o carro da polícia em que seguia colidiu com um camião. Dois agentes da polícia morreram.
Herdeiro de uma fortuna, em jovem era um deslocado na Arábia Saudita. O Afeganistão dar-lhe-ia um propósito, o Sudão cimentaria a ideologia. O fundamentalismo religioso marcou toda a sua vida. Quis mudar o mundo árabe através da jihad - mas acabou por moldar o mundo inteiro através da violência.
Desde o assassínio do professor, na sexta-feira, "mais de 80 investigações" foram abertas por ódio online e ocorreram prisões.