Sábado – Pense por si

Rita Rato Nunes

Autárquicas. Choque e pavor nas listas do PSD

Houve drama e escolhas difíceis: a busca incessante por um candidato que agradasse a Montenegro em Espinho; o autarca que corre de novo em Mafra, agora contra o partido; o abraço a uma comunista com ar de vitória e a desistência por “motivos pessoais” no Funchal.

Marco Alves

Os bastidores da noite mais dura do PS

Houve uma reunião tensa do secretariado nacional do partido no hotel Altis, onde alguns membros pediram a demissão de Pedro Nuno Santos. E os candidatos à sucessão começaram logo a aparecer.

Rita Rato Nunes

A rede de apoio de Gouveia e Melo

As ligações aos socialistas que estiveram com Sócrates e os apoios de dirigentes do PSD juntam-se às auscultações que tem feito em vários setores da sociedade civil. O almirante está pronto, mas a ganhar tempo com a crise política: “Nem sequer houve ainda uma reunião com toda a gente.”

Maria Henrique Espada

PSD vai apoiar ex-comunista Dores Meira em Setúbal

A reviravolta causou mal estar a nível concelhio. Fernando Negrão diz que o PSD deve ter estratégia para crescer “e não apoiar candidaturas de outras áreas políticas”. Mas a ex-autarca não recusa, diz que quer afirmar-se como "governação abrangente" na capital de distrito.

Rita Rato Nunes

PSD. Como o Governo engoliu o partido

Uma questão pessoal fez cair o Executivo e o PSD ficou em silêncio. Não, o partido não pensa em uníssono, mas está incapaz de gerar uma alternativa. Há cargos públicos para proteger e Montenegro tem os sociais-democratas no bolso. Vive-se um clima de paz podre, mas muitos criticam-no em voz baixa: “Às tantas estamos todos a defender o indefensável".

Maria Henrique Espada

Cheiro a campanha: Seguro em jantar com 300 pessoas

Um grupo de amigos insistiu, o próprio não disse que não: vai à terra onde Marcelo anunciou a sua primeira candidatura, Celorico de Basto, mas a dimensão do encontro mais parece já um jantar de campanha eleitoral a sério. Quem vai, quer convencê-lo a avançar. Cada um paga o seu, até Seguro.

Maria Henrique Espada

Cama, carro e casamento: as benesses privadas de Pedro Calado

Tribunal da Relação repõe "fortes indícios de corrupção", desfaz a argumentação benévola do juiz de instrução e coloca o ex-autarca do Funchal em xeque. A transferência pessoal de 7.500 euros de Calado para Miguel Albuquerque continua por explicar e há notas falsas encontradas no cofre de um empresário da noite.

Alexandre R. Malhado e Maria Henrique Espada

Autarcas em limite de mandatos? O partido recicla-os para outro poiso

Mais de duas dezenas de presidentes de câmara já encontraram outra ocupação. PSD e PS encaixam autarcas no fim do terceiro mandato – o limite legal – noutros postos. Tachos, dizem uns. Recompensa e escolha dos melhores, dizem eles. São deputados, eurodeputados, dirigentes de ULS, da segurança social, de CCDR ou de institutos públicos. E as nomeações estão a acelerar.

Bruno Faria Lopes

Maldivas: o paraíso de férias à beira do abismo económico

Falta de divisas para pagar a dívida e as importações, risco de incumprimento e uma palavra à vista: austeridade. A crise económica põe o arquipélago de 1.200 ilhas, destino de férias de luxo, muito perto da rutura.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h