
O manual de Geografia do 8.º ano que gerou polémica nas redes sociais
Livro de geografia diz que "legalização do aborto" e "valorização do papel das mulheres" foram algumas das políticas adotadas que contribuíram para diminuir a natalidade.
Livro de geografia diz que "legalização do aborto" e "valorização do papel das mulheres" foram algumas das políticas adotadas que contribuíram para diminuir a natalidade.
Um relatório da UNESCO apela a que se mantenha o foco no ensino presencial na próxima década, já que é a melhor forma de garantir o desenvolvimento das crianças. Pais concordam e alertam para aprofundar das desigualdades entre alunos.
O terceiro período começa depois de apenas uma semana de férias da Páscoa e vai acabar mais tarde do que o habitual. No regresso às aulas presenciais do 3.º ciclo, psicólogos aconselham o respeito pelo tempo de cada aluno e apontam o diálogo como chave.
Relatório "Portugal, Balanço Social 2020 - Um retrato do país e dos efeitos da pandemia", mostra que as classes menos escolarizadas foram as mais afetadas pelo desemprego e que menos puderam ficar em teletrabalho. Na telescola, foram também as classes mais altas que mais viram o Estudo em Casa da RTP.
O Governo aprovou o decreto que regulamenta o próximo estado de emergência sem qualquer alteração das medidas para conter a pandemia da covid-19.
Ordem dos Psicólogos lançou um guia para ajudar as famílias a estudar em tempos de covid-19. Sabendo que a experiência não é nova, alertam para o desafio do cansaço e da motivação. Um dos primeiros passos para que tudo corra bem é avaliar se conseguem fazer tudo o que é proposto e falar com a escola.
Até 1 de março, está em vigor o 11.º estado de emergência devido à pandemia do novo coronavírus. Recorde as regras.
Com o encerramento das escolas voltam as aulas online – e as falhas. Académicos avançam novas estatísticas à SÁBADO sobre os impactos para professores e alunos.
Talvez o tom o tenha indiciado, diz Filinto Lima. Privados referem que em 15 dias "ninguém pode dar aulas". Mas diretores de escolas públicas e colégios dizem que há professores a trabalharem com os alunos sem darem nova matéria ou marcarem faltas. É um nim às palavras do PM.
Os diretores escolares alertam que existem alunos que vivem em zonas onde a TvDigital não chega nem há internet.
A 16 de março, quase dois milhões de crianças e jovens ficaram em casa. O fosso entre alunos carenciados e privilegiados foi acentuado.
Desde o início do ano letivo, cerca de 500 docentes apresentaram uma declaração médica para que pudessem ter direito a 30 dias de faltas justificadas.
Tiago Brandão Rodrigues voltou a sublinhar a importância do ensino presencial. Contudo, remeteu decisão para as autoridades de saúde.
Telescola para o ano letivo 2020/2021 vai regressar com um novo bloco de ensino para orientar para o trabalho autónomo.
O primeiro-ministro assume que não será possível recuperar este ano letivo do atraso causado pela pandemia no último período do ano passado.
As aulas de apoio através da televisão vão continuar mas num formato de "blocos pedagógicos", como apoio aos alunos e de acompanhamento para aqueles que faltam.