A hipocrisia da guerra
O Presidente americano tornou o mundo mais volátil, tanto ao afastar-se dos seus aliados tradicionais, chamando a UE "inimiga", como ameaçando travar "guerras comerciais" com a China.
O Presidente americano tornou o mundo mais volátil, tanto ao afastar-se dos seus aliados tradicionais, chamando a UE "inimiga", como ameaçando travar "guerras comerciais" com a China.
O TPI é um pilar do sistema de responsabilização, atuando como tribunal de última instância quando outras vias de justiça falham.
A decisão marca uma mudança na política externa da Hungria.
Netanyahu visitou os Estados Unidos depois do anúncio pelo TPI do mandado de captura por crimes de guerra e crimes contra a humanidade na Faixa de Gaza, mas até agora nunca se tinha deslocado a um dos 125 Estados-membros do TPI, como é o caso da Hungria, que tem a obrigação legal de prender o primeiro-ministro israelita.
O TPI tem estado a investigar os assassínios em massa que ocorreram durante a campanha repressiva do antigo dirigente contra a droga.
A subsecção 7.k do Estatuto de Roma, citada por Javier Milei, qualifica como crimes contra a humanidade "os atos desumanos que causem intencionalmente grande sofrimento ou danos graves ao corpo ou à saúde mental ou física".
Montenegro e Rangel, contudo, estão ainda em tempo de afirmar a seriedade do Estado Português com o seu compromisso perante o TPI e, de caminho, reconhecer finalmente o Estado da Palestina.
O TPI emitiu esta semana mandados de captura para o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, o seu antigo ministro da defesa Yoav Gallant, e também para o líder do braço armado do Hamas, Mohammed Diab Ibrahim Al-Masri 'Deif'.
A proteção internacional contra a devastação ecológica em tempos de guerra já existe, a grande novidade do ecocídio é a sua aplicação em períodos de paz.
O México convidou o chefe de Estado russo para estar presente na cerimónia de posse de Sheinbaum, marcada para 1 de outubro. O futuro ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano, Juan Ramon, sublinhou que o convite era apenas uma "prática protocolar".
A pressão internacional sob Israel tem aumentado numa altura em que a situação humanitária esta cada vez mais debilidata.
Em setembro, pelo segundo ano consecutivo, Vladimir Putin não aceitou o convite para representar fisicamente a Rússia na cimeira do G20, depois de ter sido afastado da cena internacional pelo ataque do seu exército à Ucrânia em fevereiro de 2022.
Presidente garante que Putin não será detido se for à cimeira do G20 que decorrerá no Rio de Janeiro em 2024.
Presidente do Brasil vai convidar homólogo russo para a cimeira de 2024 e não irá cumprir o mandado internacional de captura que recai sobre ele.
A ida de Putin a Pequim desafia o mandato de captura internacional, mas Filipe Pathé Duarte considera que é um risco calculado e que pode trazer benefícios a ambas as partes. Realçando que Xi tem mais a ganhar com esta relação.
Rios contaminados, solos envenenados, reservas naturais reduzidas a crateras: as Nações Unidas estão preocupadas com o “legado tóxico” da guerra.