O ano que podia ter sido
Para variar convido-vos esta semana para uma viagem esperançosa pelo ano que poderíamos ter tido.
Para variar convido-vos esta semana para uma viagem esperançosa pelo ano que poderíamos ter tido.
Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.
A Polícia Judiciária deteve dois suspeitos da autoria de incêndios florestais de 62 e 57 anos. Ambos os fogos foram travados antes que tomassem proporções alargadas.
É previsto que a partir de quarta-feira as temperaturas voltem a aumentar.
Canal do Correio da Manhã bateu recorde entre 11 e 17 de julho.
"Apesar da melhoria das condições meteorológicas, as condições ainda são extremas", afirmou comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
O Governo anunciou que o país se vai manter em estado de contingência até domingo. Nos últimos sete dias foram assistidas 184 pessoas feridas pelo fogo.
Mudanças devem-se ao risco de incêndio e às altas temperaturas. Festival arranca amanhã, em Lisboa e sem campismo.
O primeiro-ministro frisou: "O bem vida é o bem superior. Quando é isso que está em causa, não há que hesitar." Eventos podem ser "recalendarizados ou transferidos", disse.
"Estamos a tomar medidas de mitigação exigidas pela proteção civil de Sesimbra", disse o promotor Luís Montez. "Está tudo articulado com a proteção civil, bombeiros e segurança privada", garante.
A partir de sexta-feira há novas regras e o país entra na última fase de desconfinamento. Saiba o que muda nos locais de trabalho, nos eventos, nas pistas de dança e em relação ao uso de máscara.
As autoridades apreenderam também 14 colunas de som e mais de uma centena de garrafas de cerveja, provenientes da venda ambulante.
Em comunicado, a Polícia Marítima refere que as pessoas, com idades entre os 40 e os 50 anos, "se encontravam em ambiente festivo, a ouvir música, a dançar e a consumir bebidas alcoólicas".
A operação fiscalizou 163 operadores económicos em dez concelhos de norte a sul do país. Cinco estabelecimentos foram suspensos temporariamente.
Restaurantes, cafés e pastelarias passam a poder ter oito pessoas por grupo no interior e 15 pessoas por grupo em esplanadas. Casamentos e batizados passam a poder ter 75% de lotação.
Com 70% da população totalmente vacinada, o Governo decidiu avançar para a nova fase de levantamento das restrições que estava prevista para 5 de setembro. Portugal vai deixar de estar em estado de calamidade.