Sábado – Pense por si

João Carlos Barradas

Jean-Luc, cidadão anticapitalista

Mélenchon e a Nova Frente Popular ganharam, mas ele não será primeiro-ministro, mesmo tendo o maior grupo parlamentar na coligação. O CV de ex-trotskista, ativista de extrema-esquerda e talvez antissemita é cadastro político. História de um altermundialista nascido em Tânger.

Ivo Canelas
Tiago Neto

Ivo Canelas: "A cultura de cancelamento é uma excitação digital"

A peça-sensação "Todas as Coisas Maravilhosas" regressa para mais um fôlego: até novembro, vai ser apresentada por todo o País. Já foi vista por mais de 15.000 espectadores. "A comédia é maravilhosa para nos rirmos do que nos assusta", diz em entrevista.

Cuidados intensivos

Esquerda, direita, volver

O que disse Cavaco Silva para horrorizar os camaradas? Nada de especial: teceu críticas severas, mas perfeitamente legítimas, ao Governo em funções. E o pedido de demissão, que levou socialistas ilustres à demência, foi até brando pelos padrões do Largo do Rato.

Caderno de Significados

A esquerda de António Costa

O problema é a habitação se ter transformado no mais explosivo dos dossiês, a par da luta dos professores, e requerer soluções de toda a espécie, das mais criativas às possibilistas em matéria de intervenção do Estado. Costa está aí, entre a espada e a parede.

Tiago Carrasco

Um revolucionário de... consensos

Tinha o hábito de atribuir alcunhas. Ao líder do PCP chamou Doutor ABC, sigla de Álvaro Barreirinhas Cunhal. Rebelde na universidade, cometeu um erro de que se arrependeu até ao fim da vida: ficou em casa no 25 de Abril.

Diogo Barreto

Jorge Sampaio: 81 anos, 81 amigos, adversários e ídolos

Ao longo de 81 anos, Jorge Sampaio deixou-se influenciar pelas mais diversas figuras de Xanana a Martin Luther King. Mas também houve quem não se tivesse rendido aos seus encantos como Santana Lopes, com quem sempre teve uma relação difícil.

Diogo Barreto

Jorge Sampaio (1939-2021), um homem bom

Jorge Sampaio morreu esta sexta-feira, aos 81 anos. Foi Presidente da República e Presidente da Câmara de Lisboa. Foi ainda uma das caras da crise académica de 1962.

Pedro Nuno Santos e António Costa
Margarida Davim

Mapa cor-de-rosa: o novo PS visto à lupa

As eleições federativas fizeram mexer o xadrez socialista. Mas isso não são más notícias para Pedro Nuno Santos. O pedronunismo fez o trabalho de casa e continua forte na máquina do PS.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30